A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira (1), projeto de resolução de autoria do vereador Ditinho Matheus (PMDB) - foto - , que constitui na Casa uma comissão de estudos sobre sepultamentos e obras em cemitérios municipais. Segundo Ditinho, a finalidade será apurar procedimentos e cobranças de valores na contratação de serviços nos cemitérios, após denúncias de irregularidades apresentadas por munícipes. 
A Comissão será constituída por cinco vereadores indicados pelas lideranças de bancadas, que terão prazo inicial de 90 dias para a conclusão dos trabalhos, a partir da publicação de Portaria com designação de seus membros, podendo ser prorrogado por igual período.
Ditinho observou na justificativa do projeto que “o aumento arbitrário dos lucros praticados por determinado grupo de profissionais  para realização de  tais serviços, caracteriza abuso  da situação de fragilidade que as famílias enfrentam no momento de dor pela perda de um ente querido”.De acordo com ele, é necessário realizar uma apuração dos fatos para prevenir e reprimir infrações contra a ordem econômica.
Após a aprovação do projeto em plenário, Ditinho agradeceu aos vereadores e disse que a apuração a ser feita deverá gerar uma tomada de posição da Câmara diante de um assunto de grande relevância. Ele citou que  foi procurado por grande número depois da apresentação da proposta de formar a comissão, informando que as irregularidades nos cemitérios  ocorrem há muitos anos. “Temos que tomar conhecimento do que acontece”, disse.
O vereador Lineu Navarro fez declaração de voto favorável e lembrou que no final dos anos 1990 participou de realização de estudos que constataram irregularidades nos serviços prestados nos cemitérios e sugeriram correções que foram feitas na época. Os estudos indicaram  existência de beneficiados na imposição de regras em obras no cemitérios municipais. “ A situação se degrada hoje, algumas coisas com passar do tempo se acomodam de novo à realidade anterior e é positivo aprofundar e tomar novos posicionamentos sobre o funcionamento dos cemitério”, disse Lineu.
Idelso Paraná(PHS) parabenizou o vereador Ditinho pela iniciativa e comentou que “anos e anos se passam, as reclamações existem mas agora a situação piorou muito e existe até falta de cimento para lacrar os túmulos”.

0 comentários:

Postar um comentário