A Comissão de Estudos instaurada pela Câmara Municipal para averiguar denúncias de cobrança abusiva para a realização de sepultamentos e obras em cemitérios municipais, ouviu na manhã desta quarta-feira (1) o depoimentos de Natalino Copette, pedreiro autônomo que há 30 anos presta serviços no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.


A oitiva foi realizada na Biblioteca Jurídica da Câmara pelo presidente da Comissão, vereador Ditinho Matheus (PMDB) e pelos vereadores Maurício Ortega (PSDB) e Ronaldo Lopes (PT) que integram o colegiado.  Segundo o vereador Ditinho, no depoimento Copette afirmou ter firma própria com cinco funcionários e recolher taxa anual de R85 a título de  licença para atuar no Cemitério Municipal. Ele negou a prática de preços abusivos por obras nas sepulturas, mencionando o valor de R$ 650, embora tenha reconhecido sua assinatura em um recibo de R$ 4,5 mil pela construção de duas carneiras e túmulo de granito com placa. Também relatou que nunca presenciou coveiros realizando a função de pedreiro no local.


Ao negar a venda de sepulturas que estariam marcadas com tinta verde, disse que pintou “por piedade” cerca de 400 túmulos de desconhecidos cujas famílias há décadas não estabelecem contato com a direção do Cemitério. Copette informou que fornece cestas de natal para funcionários do local e, segundo o presidente da Comissão de Estudos, relatou ainda que na disputa por serviços no cemitério, pedreiros autônomos obtêm informações privilegiadas sobre o encaminhamento de corpos para o velório e sepultamento.



Ditinho Matheus informou que a Comissão deverá ouvir novos depoimentos de pedreiros e de munícipes que denunciam cobrança abusiva por serviços prestados no cemitério. O vereador adiantou que o teor dos depoimentos será encaminhado ao Ministério Público e propostas serão apresentadas ao Executivo para disciplinar a realização de serviços e a segurança nos cemitérios municipais (que tem gerado muitas reclamações da população). Entre as medidas a serem sugeridas com relação aos serviços constará a realização de uma parceria público privada para cuidar do cemitério. “Do jeito que está não pode continuar”, afirmou Ditinho. A próxima reunião da comissão será agendada para quarta-feira, dia 8.

0 comentários:

Postar um comentário