Trabalhadores e Sindicato realizarão protestos contra a atitude da empresa que anunciou que encerrará atividades na cidade

            A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos recebeu a informação sobre a saída da fabrica da cidade por meio de trabalhadores, no domingo(07), e entrou em contato com a empresa, que confirmou que encerrará as atividades e garantiu que os direitos dos funcionários serão pagos.
            Na manhã desta segunda-feira(08) cerca de 100 trabalhadoras na empresa estiveram na sede do Sindicato para se informarem sobre seus direitos e também decidirem quais as ações serão realizadas como protesto por esse ato de extremo desrespeito por parte da Amplicabos, que não informou ninguém sobre essa decisão.
            O vice presidente do Sindicato, Vanderlei Strano, afirmou que em nenhum momento a empresa falou sobre a possibilidade de deixar a cidade. "Nosso canal de diálogo com a empresa sempre foi com o gerente industrial, Wagner Medina Mazalli.  Conquistamos benefícios que em muitas empresas da base não há, como Comissão de Fábrica, bom acordo de PLR, reajuste salarial, tudo com muito diálogo e organização dos trabalhadores", destacou.
            De acordo com o presidente do Sindicato, Erick Silva, a empresa alegou que encerrou suas atividades devido não ter um alvará que garantia seu funcionamento. "Cobramos a Prefeitura Municipal e tivemos a informação que tal alvará nunca foi solicitado pela Amplicabos", explicou.
            Erick afirmou ainda que buscará o intermédio de todo os meios legais, para que os trabalhadoras na empresa não sejam prejudicados. "Estamos investigando o que de fato aconteceu. O que sabemos é que a empresa atende à demanda da Electrolux, que está impedida de substituir componentes nacionais por importados devido a redução de IPI, porém não sabemos ainda quem está fazendo esse fornecimento, já que a Amplicabos encerrou suas atividades. O sindicato já está tomando as devidas providências judiciais para garantir os direitos de todos", ressaltou o presidente do Sindicato.

Histórico da Amplicabos
            A empresa é fabricante de chicotes elétricos utilizados nas linhas de eletrodomésticos e automotivas, e se instalou no Distrito Industrial Miguel Abdelnur em março de 2011.
            Com sede em São Paulo, a Amplicabos emprega lá 733 trabalhadores e em São Carlos a projeção no período de 2 anos era atingir a marca de 300 funcionários. Atualmente 200 trabalhadores atuavam na empresa.

0 comentários:

Postar um comentário