Paciência é o que vimos hoje num posto de saúde de São Carlos. Uma senhora de 82, com sérias deficiências motoras  chegou na Redenção antes das quatro da tarde, pois tinha consulta marcada com um clínico as 16h00, que chegou por volta das 16h30( informa a famila) e teve que amargar por duas horas sentada em uma cadeira e esperar  para ser consultada.A senhora, em questão, só anda amparada por duas pessoas, sofre de “ELA” - ( esclorose lateral amiotrófica).Passa a maior parte, das 24 horas do dia na cama, toma 15 comprimidos por dia , é diabética, inclusive toma insulina e graças a Deus tem uma filha, caçula, que se dedica as 24hs do dia, para manter a mãe em condições dignas de vida. Bem , mês passado uma filha procurou um neurologista para o preenchimento de um pedido  para medicamento alto custo e foi obrigada a ouvir  o “doutor” dizer para não o procurarem mais,  que não faria mais o preenchimento de tais documentos ,que aquilo só enchia o saco , o atendimento foi no consultório através do plano de saúde. O presidente Lula  das duas uma, ou acredita em sacy pererê, caipóra, mula sem-cabeça ou decidiu brincar com a “véiarada” quando assinou o estatuto do idoso. No máximo ; lei para o idoso funciona quando  um filho deixa de pagar pensão alimentícia  um neto e ai o avô ou avó vão , literalmente, para a cadeia.A lei quando é para prejudicar o idoso, como no caso de pensão funciona que é uma maravilha. Funciona também quando o empresa privada, que  cria empregos, gera receitas através dos  altíssimos impostos, tem que fazer valer a lei, são filas exclusivas, passagens de ônibus gratuitas, ingressos pela metade e tudo aquilo que  não saia dos cofres, abarrotados, do governo. Mas os próprios governantes ,não cumprem o estatuto !. Os bancos tem até atendimento especial com horário  diferenciado e senhas eletrônicas que  registram o horário de entrada e de atendimento. Mas uma senhora de 82 anos , com sérias deficiências pode ficar durante duas horas esperando atendimento médico num posto; que não tem problema.E não para por ai. Teu avó ou tua avó uma vez por ano tem que ser apresentado  na Caixa Federal para que um funcionário constate que  a pessoa esta viva ou então o pagamento  do pensionista é bloqueado. Governo  hipócrita !!!
                                                               LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.
                                                       Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
                                                                       LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
                                                                         Art. 10
   § 3o É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

  
                                                              Art. 15.
 IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

   § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.


Todos os dias, não só em São Carlos, mas praticamente em todo o Brasil, a maioria dos brasileiros é tratada com descaso, má vontade e falta. Falta de tudo; o acolhimento muitas vezes é realizado por  pessoas que são nomeadas apenas para o cumprimento das negociatas feitas antes ou após uma eleição onde prevalece , sempre, os interesses dos envolvidos nos acordos . Com isso quem sofre e paga é o povo, o incauto eleitor, que  mais uma vez,  acreditou em promessas feitas no calor de uma campanha . Campanha que na maiorias das vezes custa milhares de vezes o salário recebido com prefeito. Que diabos de investimento, besta, não !


0 comentários:

Postar um comentário