Certificação concedida pelo Instituto Mais, é dado a hospitais que contribuem para a melhoria do meio ambiente

Na próxima quinta-feira, 14 de março, a Casa de Saúde Hospital e Maternidade de São Carlos (CSHMSC) receberá o certificado com o Selo Verde entregue pelo Instituto Mais aos hospitais que contribuem para melhoria do meio ambiente, por meio da utilização de um sistema de esterilização inovador que não utiliza água e economiza energia.
Esse certificado foi conquistado pela utilização do Esterilizador Sterrad 100S um aparelho que tem a tecnologia Sterrad, da Jonhson&Jonhson, para esterilização de materiais cirúrgicos, que reduz o consumo equivalente a 400 litros de água e 17 KW de energia, por ciclo de esterilização em comparação aos métodos convencionais. Com o sistema inovador, o Hospital deixou de consumir água e o emprego de energia é de apenas 6%, em relação às autoclaves tradicionais - equipamentos para esterilização a vapor.
Para Josiane Feltrin, enfermeira coordenadora da central de materiais e esterilização da CSHMSC, e responsável pela operação do Sterrad, “ter um equipamento como esse é importante porque realizamos boas práticas em esterilização e contribuímos para o meio ambiente. Para podermos operar esse equipamento precisamos entrar em conformidade com a Resolução - RDC nº 15, de 15 de março de 2012, editada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde”, explica Josiane.

A esterilização
Em um hospital, a esterilização está entre as atividades de alta relevância, em todos os setores, e principalmente em UTIs e centros cirúrgicos, por isso ter um processo seguro para esterilizar, é fundamental para o sucesso dos procedimentos realizados. “Se essa segurança for somada a um menor emprego de energia, de pouco ou quase nada de uso de água e de ausência de substâncias tóxicas, será sempre muito bom”, diz a enfermeira.
O equipamento empregado para esterilização vai além da melhoria dos processos, garantia de desinfecção e redução do impacto ambiental, trouxe também uma economia de tempo para a esterilização. “Antes de adquirirmos o Sterrad, terceirizávamos a esterilização e o tempo de ida e volta do material era de quase três dias, mas hoje fazemos isso bem mais rápido, em cerca de uma hora já temos uma carga de materiais totalmente esterilizada”, destaca Josiane.
Falando em terceirização, como o Sterrad foi adquirido por um grupo da CSHMSC, e está com toda sua situação legalizada, em questão de empresa, ele pode prestar serviços para terceiros, como já está acontecendo, com alguns hospitais da cidade e da região.

Sobre o Sterrad
O Esterilizador Sterrad 100S foi desenvolvido pela AdvancedSterilizationProducts (ASP), uma empresa da Johnson & Johnson, divisão da Ethicon, Inc., para esterilizar instrumentos médicos através da difusão de peróxido de hidrogênio no interior da câmara, seguida da "excitação" das moléculas de peróxido de hidrogênio até que atinjam o estado de plasma. O uso combinado de vapor de peróxido de hidrogênio e plasma permite esterilizar de forma rápida e segura os instrumentos e materiais médicos sem deixar resíduos tóxicos. Todas as fases do ciclo de esterilização, incluindo a fase de plasma, são executadas num ambiente seco a temperaturas baixas. Assim, o ciclo não danificará os instrumentos compatíveis que são sensíveis ao calor e à umidade. O esterilizador pode ser usado para instrumentos metálicos e não metálicos e pode também esterilizar instrumentos que apresentam espaços difíceis de serem alcançados (com restrição à difusão), como dobradiças em fórceps.
Esterilizador à baixa temperatura (40ºC a 55ºC), não utiliza água (não necessita de canalizações). Tem como residual de processo apenas água e oxigênio sem nenhum tipo de toxidade. Não necessita de sistema de exaustão. Compatível com metais, plásticos, borrachas, silicones, fibras ópticas, acrílicos, vidros e materiais elétricos em geral. Liberação dos materiais para uso em 55 ou 72 minutos.

Instituto Mais
Criado em 2008, o Instituto Mais – Mais Atitude Instituto Socioambiental – é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, com a missão de promover e fomentar a consciência socioambiental pela educação e cultura, por meio da pesquisa e capacitação socioambiental para difusão, fortalecimento e incentivo à adoção das boas práticas socioambientais nas instituições e sociedade.


Convite
Você é nosso convidado para conhecer o novo espaço da Central de Materiais e Esterilização da Casa de Saúde Hospital e Maternidade e participar conosco da certificação do selo verde de Pró-sustentabilidade por meio da utilização do sistema de esterilização a baixa temperatura que não utiliza água e economiza energia.
O evento acontecerá no próximo dia 14 de março, às 9h, na sala multiuso da Maternidade, situada à rua Sete de Setembro, 3033 – Vila Nery (entrada pela recepção da Praça Brasil) e contará com a presença da Diretoria e funcionários da CSHMSC e de Assessores Técnicos e Consultores de Educação Clínica da Johnson & Johnson Medical Brasil e Hospitais da cidade e região.

2 comentários: