A cidade de São Carlos receberá na próxima quarta-feira (25) a carreta do programa Mulheres de Peito, que auxiliará as mulheres no acesso aos exames de mamografia do SUS (Sistema Único de Saúde). O serviço será realizado no estacionada da Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal) até o dia 20 de abril. A vinda do programa foi resultado de uma iniciativa do vereador Rodson Magno (PSDB) e do deputado Estadual Roberto Massafera (PSDB), que no dia 30 de julho do ano passado estiveram em reunião com o secretário Estadual de Saúde, Davi Uip, solicitando a inclusão da cidade na agenda do programa itinerante.

Rodson afirmou que “está muito feliz por poder colaborar na realização de um exame tão importante como o de detecção precoce do câncer de mama. Esta medida foi viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde e espero que tenha grande participação das mulheres, inclusive na divulgação entre as amigas, vizinhas e familiares”.

O programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado lançado em 26 de dezembro de 2013, atende mulheres acima de 35 anos, mas visa incentivar principalmente as mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos a realizarem exames preventivos de mamografia. O objetivo é promover um rastreamento contínuo da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Exige-se a apresentação do documento de Registro Geral (RG) e do cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos também podem fazer, desde que tenham em mãos um pedido médico, o RG e cartão SUS e pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

A carreta permanecerá em São Carlos de 25 de março a 20 de abril. Serão distribuídas 50 senhas diárias de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e 25 senhas aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria, situado na capital paulista, que emite os laudos à distância.

O equipamento faz a mamografia e o resultado fica pronto em dois dias. Se houver alguma suspeita, faz-se a ultrassonografia na própria carreta. Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

0 comentários:

Postar um comentário