Uma cidade que ostenta o título de "Capital Nacional da Tecnologia" não pode continuar se comportando como se ainda usássemos lampião de querosene.
Não, não e não !. As empresas do município tem nos colocado em situação bastante privilegiada não só em nível nacional como internacional, mas o poder público tem nos feito passar constrangimentos.

A Câmara municipal de São Carlos, que inclusive tem tentado merecer fazer parte dos institutos modernos de uma cidade que tem a responsabilidade de fazer valer o título me deu, hoje, a oportunidade para que eu assistisse ,num tablet e  dentro do meu carro, um trecho da sessão de hoje,sessão que por sinal me deu ânimo para escrever este artigo. Mesmo que a imagem estava de péssima qualidade acredito que não demora possa ser melhorada. Bem voltando a sessão de hoje tive o prazer de ver aprovado um projeto de lei de autoria do vereador Roseley Françoso-PT, um projeto que sempre tive em mente. Que o estoque de medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde seja público, isto é, de conhecimento de todos, afinal o que tem la nos estoques nos pertence. O Gerente do banco não nos leva ao cofre para conferir nosso dinheiro, ( privilegio concedido somente ao saudoso Ronald Golias) mas nos permite saber a movimentação e sabemos quando e o quanto podemos usar.

Ha muitos anos, e tenho o povo como testemunha, tenho falado sobre o assunto em meus programas de Rádio e nada acontecia, o proprio vereador propositor da lei talvez ja tenha escutado Carlinhos Lima falar sobre o assunto.

Para quem tem a memória curta quero lembrar que por várias vezes usei como exemplo o Grupo de Farmacias Rosário, por volta de 2007- 2008 e até hoje fiz lembrar que a Rosário tem a melhor forma de controle de estoque. Quantas vezes eu disse no microfone, chama o Kiko da Rosário, ele com certeza vai ajudar a implantar o infalível sistema Rosário, falei com o o ex-secretário de planejamento, no gabinete dele, no inicio deste governo a respeito. Comentei, também com todos so sercretários de Saúde que passaram pela prefeitura, e não foram poucos, eu falava do sistema de estoque da Rosario e muitas vezes no ar eu dava a receita.

1- Ter um programa de estoque no computador central da Secretaria da Saúde.

2- Que o programa faça leitura de código de barras e registre a quantidade de medicamentos que entraram no estoque.

3- Que todos os postos e farmacias do município estejam em rede ( como está a Farmacia Rosário)

4-Que os medicamentos que forem enviados aos postos deem entrada de quais medicamentos e a quantidade em cada unidade de saúde.

5- Que todas as vezes que o cidadão retirar um medicamento, o funcionário passe o leitor de codigo de barras e automáticamente é dada a baixa em todo o sistema.

Assim a secretaria terá, na central, uma leitura de estoque em tempo real e como está o estoque de cada posto ou farmácia.

Para se ter uma idéia da funcionabilidade do sistema, lembre-se que alguma vez você ja foi a uma loja da Rosario e o atendente falou o seguinte: " Olha aqui eu não tenho, mas posso ver em qual loja tem este medicamento" ?. Imediatamente ele sabe dizer em qual das farmácias tem o medicamento e até a quantidade.

O projeto de lei do vereador Roseley aprovado hoje é de tamanha importância e funcionabilidade, basta boa vontade e fazer valer o Título de Capital Nacional da Tecnologia.

Que alem de o cidadão poder conferir na internet, tenha em cada posto um terminal de computador onde o cidadão poderá conferir os estoques. Não se justifica uma pessoa sair de casa de madrugada or conta de um medicamento, esperar o posto abrir estando na chuva ou no sol e depois ouvir alguém dizer que não tem o medicamento.
Carlinhos Lima
MTB-28.413

0 comentários:

Postar um comentário