Michelle Libero, Luciana Caldeira, Crislaine Mestre, Claudia Mazzuccio, Rosangela Luco Articuladora Saúde da Mulher DRS III, Carla Campos, Cidinha do Oncológico e Andrea Lima

A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) esteve presente na manhã dessa quarta-feira (25) na Praça do Mercadão para prestigiar o início das atividades do Projeto Mulheres do Peito. A ação, que será realizada em São Carlos até o dia 20 de abril, auxiliará as mulheres no acesso aos exames de mamografia do SUS – Sistema Único de Saúde. O responsável pelo projeto é Eduardo Adriano Ribeiro, médico da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo.

Lançado em 26 de dezembro de 2013 pelo Governo do Estado, o projeto realiza exames preventivos de mamografia em mulheres acima dos 35 anos, com foco nas idades de 50 e 69. O objetivo é promover um rastreamento contínuo da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. Os exames são realizados em uma carreta que contém equipamentos adequados e o resultado fica pronto em dois dias. Se houver alguma suspeita, faz-se a ultrassonografia na própria carreta. Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biópsia e exame de tecido (histológico). Caso seja diagnosticado câncer, a mulher é encaminhada para tratamento. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Exige-se a apresentação do documento de Registro Geral (RG) e do cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos também podem fazer, desde que tenham em mãos um pedido médico, o RG e cartão SUS e pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

Durante o período em que a carreta permanecer em São Carlos, serão distribuídas 50 senhas diárias de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h, e 25 senhas aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria, situado na capital paulista, que emite os laudos à distância.

A vereadora Cidinha, além de prestigiar o evento, vê a importância de todas as ações e programas públicos na prevenção do câncer de mama. “Diagnósticos realizados precocemente aumentam as chances de cura e quanto mais cedo ele for diagnosticado será mais fácil curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 cm (estágio inicial), as chances chegam a 95%. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia  fundamental na luta contra o câncer de mama”, afirmou a parlamentar

0 comentários:

Postar um comentário