/
Em menos de uma semana, Corpo de Bombeiros de Araraquara atendeu três chamados desta natureza; dois morreram


Todo recém-nascido necessita de cuidados especiais, principalmente quando o assunto é amamentação. Se alguns cuidados não forem tomados, a criança corre o risco de se afogar com o leite. Em Araraquara, em menos de uma semana, duas mortes desta natureza foram registradas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Um terceiro bebê conseguiu se salvar.

O afogamento por leite é uma das suspeitas da morte de um bebê de 24 dias, ocorrido na manhã de ontem, no Jardim Paraíso. De acordo com a vizinha da vítima, Lindalva de Cássia de Souza, a mãe do bebê trocou a roupa dele, o amamentou, e colocou ele para dormir.

Quando ela acordou para amamentar, o bebê já estava sem vida. “Não sei se ele engasgou ou se ele tinha algum problema, pois ele era bem novinho”, explica a vizinha.

Ainda de acordo com Lindalva, a mãe da criança precisou receber atendimento médico e foi encaminhada à UPA Central (Unidade de Pronto Atendimento).

“É muito difícil, é muito doloroso. Como eu convivo muito com ela, ela me chamou e eu fui uma das primeiras pessoas a vê-lo sem vida. Ela está muito mal, pois se culpa por estar dormindo no momento. Está muito difícil”, explica a vizinha. Um laudo será emitido em 30 dias para confirmar as causas da morte da criança.

arte
Veja dicas para evitar que o bebê engasgue
OUTROS CASOS - De acordo com o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, este foi o terceiro caso de engasgamento infantil registrado nesta semana em Araraquara. Desses, um foi possível reverter o quadro.

CUIDADOS - Segundo o pediatra Carlos Fernando Camargo, é preciso cuidados na hora de amamentar, como colocar a criança na posição semissentada e dar tapinhas leves nas costas até arrotar. “Quando a criança toma leite, ela também está engolindo ar. Quando o ar vai ser liberado, o leite também acaba voltando para o esôfago. Se ela está deitada, o leite volta junto para o esôfago e a criança acaba sofrendo uma broncoaspiração”, explica o médico.


Ainda de acordo com Camargo, responsável pela Maternidade Gota de Leite, os cuidados devem ser tomados não apenas quando a criança recebe o leite materno, mas também quando é dada mamadeira. “Muitas mães acabam amamentando no peito ou por mamadeira, com a criança deitada. Assim, ela acaba correndo o risco de sofrer asfixia mecânica por regurgitação de leite, que provoca a broncoaspiração, ou seja, ela aspira o leite”.
SOCORRO - Segundo o médico socorrista César Esteves, quando há o engasgamento de uma criança é preciso manter a calma.

A pessoa deve segurar a criança de bruços, levemente inclinado, de maneira que a cabeça fique um nível pouco abaixo do restante do corpo e dar pequenos tapinhas nas costas.

“Em caso de crianças maiores é necessário que a pessoa verifique antes se consegue tirar o corpo estranho (em caso de sólido) com os dedos mesmo. Não conseguindo, ele então inicia o processo”, explica Esteves. A pessoa deve ainda chamar a emergência.

TRISTEZA - Mãe de bebê que morreu com apenas 24 dias de vida precisou ser encaminhada à UPA Central, em estado de choque, para receber atendimento médico. A mãe teria amamentado a criança e a colocado para dormir. Pela manhã, seu filho já estava sem vida.

0 comentários:

Postar um comentário