O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) participou na tarde desta terça-feira (5), de uma reunião da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro contou com a presença do senador José Serra (SP) – líder do PSDB na Câmara durante três anos na década de 90 – e debateu o cenário econômico e o ajuste fiscal.

Lobbe relatou que Serra fez uma análise das razões que levaram o país a amargar a atual crise, marcada por fatores como baixo crescimento, inflação aquecida e juros nas alturas. “Temos verificado o aumento abusivo de preços para o nosso consumidor. Você vai ao supermercado e o preço dos produtos está altíssimo. Também a gasolina, a energia, tudo está aumentando”, disse o deputado.

O parlamentar ressaltou que o senador alertou para as consequências das seguidas elevações da Selic. “Apenas com a decisão da última semana, quando o Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 12,75% para 13,25% ao ano, o aumento das despesas do setor público será de R$ 8 bilhões anualizados”, enfatizou.

“O que não aumentaram foram as vagas para o FIES. O Governo Federal está na contramão e não atende à população e aos estudantes do Brasil”, afirmou Lobbe.

Durante a reunião, Serra classificou de “ajuste desajustado” o pacote de ações conduzido pelo ministro da Fazenda de Dilma. Além de não ter perspectivas de médio e longo prazos, o ajuste está provocando efeitos como a retração dos investimentos. O tucano destacou ainda entrevista publicada no último dia 28 pelo jornal “Valor Econômico” na qual o senador faz um diagnóstico do quadro econômico atual e aponta caminhos alternativos para a condução da política macroeconômica.

0 comentários:

Postar um comentário