Cerca de 11,8 milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a gripe no estado de São Paulo. A campanha nacional começa na próxima segunda-feira (4) e vai até 22 de maio, em mais de 6 mil postos nas cidades paulistas.
Devem receber a vacina idosos, indígenas, presos, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade.
A imunização serve contra o vírus influeza, a gripe A H1N1 e os vírus influenza - A (H3N2) e B. Idosos hospitalizados e pessoas com doenças crônicas podem ser vacinados também, no período da campanha, com pneumocócica 23-valente, que protege contra a pneumonia, meningite e bacteremia, septicemia (infecção generalizada do sangue). Haverá também vacinas contra difteria e tétano.
No sábado, dia 9, Dia D, serão instalados postos de vacinação fixos e volantes, que ficarão abertos das 8h às 17h. Nos outros dias da campanha, os postos atendem de segunda a sexta-feira nesse mesmo horário.

Em São Carlos, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e postos volantes, que serão montados no dia D no calçadão, Igreja Santo Antonio e Associação dos Funcionários Públicos.
A meta em São Carlos é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários, ou seja, 50.800 pessoas. No estado de São Paulo a meta é imunizar 11.842.222 pessoas em 2015. Já em todo país o público alvo esse ano será de 49,6 milhões de pessoas.
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, alerta para que o público alvo não deixe de comparecer as unidades de saúde com medo de reações. “A vacina usada na campanha é segura e bem tolerada. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção. Algumas pessoas podem apresentar mal-estar ou febre, porém todas estas ocorrências desaparecem em 48 horas. A vacina evita internações e óbitos”.

0 comentários:

Postar um comentário