Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar convida mulheres ou homens, entre 21 e 70 anos de idade, da comunidade universitária ou pacientes do SUS de São Carlos, que tenham recebido recentemente o diagnóstico de depressão, feito por um médico ou psicólogo para participarem de estudo e tratamento da doença. Os interessados também devem estar sem antidepressivos há pelo menos quatro semanas. 

O estudo desenvolvido pela UFSCar compara homeopatia e o antidepressivo sertralina no tratamento de pacientes que estejam sofrendo um episódio depressivo, mas que ainda não estejam usando antidepressivos. De acordo com Ubiratan Cardinalli Adler, professor do Departamento de Medicina (DMed) e investigador clínico da pesquisa, a sertralina é um dos antidepressivos mais eficazes no tratamento da depressão, além de ser normalmente bem tolerado pelos pacientes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFSCar e tem como docente responsável Maristela Schiabel Adler, do DMed.

Adler conta que, em um estudo anterior, também com pacientes depressivos, a homeopatia mostrou-se equivalente, em termos de eficácia, a outro antidepressivo, a fluoxetina. O grupo tratado com homeopatia, na ocasião, apresentou uma taxa de eventos adversos (ou seja, sintomas possivelmente associados à medicação) menor do que o grupo que recebeu fluoxetina. “Não seria bom termos uma medicação eficaz no tratamento da depressão, mas com menos efeitos adversos? Esta é a relevância do estudo, ou seja, confirmar essa hipótese”, explica. 

De acordo com Adler, cada interessado que for incluído será gratuitamente tratado na USE durante 6 meses. “Nos primeiros 3 meses, as consultas são quinzenais e nos 3 meses seguintes, mensais. Além da consulta médica, o paciente passa por uma avaliação psicológica cada vez que comparece à USE”, explica.  

A fase de recrutamento de pacientes deve terminar em janeiro de 2018. Os interessados devem fazer um agendamento no Ambulatório de Depressão da USE, pelo telefone (16) 3351-8645; o Ambulatório funciona às terças-feiras, no período da manhã. No dia agendado para a avaliação, é preciso levar a carteirinha do SUS e um encaminhamento do seu médico ou psicólogo, solicitando tratamento para depressão.

0 comentários:

Postar um comentário