Vereador Ditinho Matheus-PMDB
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (18) o projeto de lei  Nº 256 de autoria do vereador Ditinho Matheus (PMDB) que institui  a "Semana Municipal do Trânsito", a ser comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme artigo 326, do Código de Trânsito Brasileiro. Conforme o projeto, o evento passará a  fazer parte do calendário oficial do município, com atividades de alerta para a prevenção de acidentes e medidas de mais segurança no trânsito. Segundo Ditinho, a programação "contará com ações  educativas e palestras de conscientização  e prevenção de acidentes que terão como público alvo toda população, notadamente os condutores, educadores, formadores de opinião e os alunos da rede pública e particular de ensino".
Durante a discussão do projeto na sessão da Câmara, Ditinho detalhou  o projeto que prevê a criação, pela Prefeitura, de uma comissão organizadora da semana, com representantes de órgãos municipais envolvidos com o tema. Com o objetivo de melhorar as condições do trânsito na cidade serão realizadas também campanhas esclarecendo condutas a serem seguidas nos primeiros socorros em caso de acidente de trânsito. Para viabilizar a infraestrutura necessária ao evento, a Prefeitura poderá firmar parcerias com Organizações Não-Governamentais (ONGs) e órgãos dos governos estadual e federal.
Na tribuna da Câmara, diversos parlamentares enalteceram a proposta de Ditinho. Os vereadores Edson Fermiano (PR), Antonio Carlos Catharino (PTB), Lineu Navarro (PT), Equimarcílias Freire (PMDB), Maurício Ortega (PSDB), Aparecido Donizetti Penha (PPS) e Roselei Françoso (PT) destacaram a importância da realização da Semana Municipal do Trânsito como fator de conscientização das normas de transito e de cidadania e prevenção de acidentes. As ações educativas direcionadas aos jovens são apontadas como fundamentais. Segundo a Organização Mundial da Saúde 400 mil jovens, menores de 25 anos, morrem anualmente vítimas de acidente de trânsito em todo o mundo. São três mil vidas perdidas por dia, a nona maior causa de mortes no mundo, sendo que os acidentes no trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos de idade.

0 comentários:

Postar um comentário