Alexandre Saconi, do R7
Um vereador de Campinas, no interior de São Paulo, propôs um projeto de lei com um título bem chamativo. A proposta quer instituir o dia 8 de julho como o dia do “É gol da Alemanha”, com o objetivo de debater os rumos do futebol na região.
Para relembrar, foi no dia 8 de julho de 2014 que o Brasil sofreu uma derrota por 7 a 1 contra a Alemanha. O vereador Jota Silva (PSB) destaca que o projeto não é uma gozação com a partida, mas que partiu, sim, da brincadeira feita com a “tragédia”.
— [A ideia veio] justamente em cima dessa brincadeira. Passados vários dias após essa tragédia, as pessoas brincavam ainda. Qualquer coisa era “gol da Alemanha”. A ideia é a de utilizar a data como apelo.
A proposta de Silva, que é locutor esportivo, foi protocolizada durante o recesso da Câmara de Vereadores de Campinas. Ela ainda deve ser analisada pelas comissões da Casa antes de ser encaminhada para a análise do chefe do Executivo da cidade.
 Essa data não é para ser comemorada. É uma data para ser lembrada como a gente se lembra das grandes tragédias da história mundial, guardadas as devidas proporções. Ainda mais para o futebol nacional, com o brasileiro que tem paixão pelo futebol. Não tanto como antes, mas ainda tem.
O socialista ainda destaca que não é um exagero tratar a data como tragédia, ainda mais para as pessoas ligadas ao meio esportivo.
— Pro brasileiro, isso é uma grande tragédia. Uma tragédia muito maior do que a do Maracanã em 1950, quando o Brasil perdeu a Copa por 2 a 1 para o Uruguai. Naquela Copa, o Brasil era o favorito, mas perdeu de 2 a 1, algo normal contra a seleção uruguaia, que era forte na época.
Silva ainda destaca que o projeto tem como objetivo reunir pessoas ligadas ao esporte nesta data todos os anos, para debater o destino do futebol no Brasil e os rumos dos clubes locais, que já foram considerados grandes celeiros de talentos.

0 comentários:

Postar um comentário