A tribuna livre da sessão plenária desta terça-feira (20) recebeu o depoimento de Bernadete Cioffi (foto), usuária de fosfoetanolamina, substância pesquisada no Instituto de Química de São Carlos  da Universidade de São Paulo (IQSC-USP) pelas suas propriedades contra o câncer, mas que ainda não teve sua utilização regulamentada.

Bernadete informou ser portadora de um câncer incurável, para o qual só há medicamentos paliativos. Após o início do tratamento com a substância, ela afirmou ter melhora em sua qualidade de vida.
“Antes de tomar o remédio não podia me locomover longas distâncias. Apenas me locomovia para realizar os tratamentos. Hoje, consegui subir todas as escadas da Câmara para poder estar aqui. Peço a oportunidade de essa substância ser testada. Peço que vocês, como porta vozes da sociedade, intervenham para essa causa muito justa”, finalizou.


Após o pronunciamento de Bernadete, a vereadora Cidinha do Oncológico (SD) foi à tribuna para lamentar a fala do médico Drauzio Varella, que condenou o uso de fosfoetanolamina em matéria veiculada no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão no último domingo (18).

2 comentários:

  1. Se dependesse do Dr Drauzio ,a penicilina éra um fungo,,,,,,,,,,,,,,,,,Parabéns Bernadete (h)

    ResponderExcluir
  2. Se dependesse do Dr Drauzio a penicilina ainda éra um fungo ....................Parabéns Bernadete e muita saúde (h)

    ResponderExcluir