A Câmara Municipal aprovou por unanimidade  na sessão plenária desta terça-feira (18) o projeto de  lei Nº 296, de autoria do vereador Ditinho Matheus (PMDB) que estabelece a criação de sistema de captação e aproveitamento de água da chuva e institui sua obrigatoriedade nos imóveis localizados no município. O projeto prevê a instalação de reservatórios para captação e utilização de águas pluviais não tratadas em imóveis residenciais e comerciais. Visa estimular o uso racional dos recursos naturais, combate ao desperdício de água e a preservação do meio ambiente.


Também de autoria de Ditinho, foi aprovada emenda modificativa ao artigo 5º., estabelecendo que a não implementação do sistema acarretará na impossibilidade de expedição do “habite-se” pelo órgão público competente, como forma de sanção pelo descumprimento da lei.


A proposta aprovada proíbe o uso da água da chuva não tratada captada pelo sistema de captação e aproveitamento, para consumo pessoal, nas práticas de higiene pessoal e do preparo de alimentos. A destinação da água de chuva captada pelo sistema de Captação e Aproveitamento será livremente definida pelo proprietário do imóvel, podendo ser utilizada para descarga em vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagens de veículos, limpeza de paredes e pisos em geral, limpeza e abastecimento de piscinas, lavagem de calçadas, lavagem de peças e  outras utilizações para as quais não seja necessário água potável.


O projeto determina que os proprietários de imóveis que tenham construções residenciais ou comerciais, com área igual ou superior a 140 m2 deverão implementar  junto a tais construções o sistema de captação e aproveitamento de água da chuva.Deverá ser instalado um sistema de dutos ou instrumentos similares que conduza a água captada por telhados, coberturas e  terraços, a um reservatório com capacidade mínima de 2.000 litros, localizado no imóvel.


Na justificativa do projeto, Ditinho afirmou que para a preservação do planeta não basta economizar água limpa. “Muito mais importante é tratarmos a água que sujamos - com Estação de Tratamento de Esgoto - e devolvê-la limpa para a natureza, perpetuando o ciclo natural da água. Esse é um compromisso que toda empresa distribuidora de água deve ter perante a natureza”.



“Dentre as formas de economizar água potável temos o aproveitamento de água da chuva, para tanto é preciso construir e instalar um sistema usando a tecnologia da minicisterna que contempla o aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis”, acrescenta.

0 comentários:

Postar um comentário