O vereador Roselei Françoso (Rede) visitou o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde na manhã de quinta-feira (26) para verificar se realmente estava havendo falta de medicamentos fornecidos pela rede pública de saúde municipal, tendo em vista as reclamações que vem recebendo em seu gabinete na Câmara Municipal.

Segundo ele, foi possível verificar que estão em falta aproximadamente 50 fármacos que compõem a REMUNE (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais),  que representa quase 35% da dispensação realizada.

Roselei se declarou “bastante preocupado, pois a falta desses medicamentos está em um nível alarmante, trazendo riscos à saúde dos usuários, com o agravamento de suas enfermidades pela interrupção ou atraso no tratamento medicamentoso”.

No último dia 16 o parlamentar protocolou um requerimento na Câmara Municipal – aprovado por unanimidade em plenário – questionando a situação e solicitando esclarecimentos da Prefeitura. Roselei afirma que aguarda resposta da administração sobre as licitações para o registro de preços de medicamentos,  previsão de regularização do fornecimento, informações sobre saldos em estoque, entre outros esclarecimentos. Também espera urgentes providências para sanar o problema verificado na prestação de um serviço público essencial e que deve ser contínuo.

Entre os 44  medicamentos em falta se incluem analgésicos, antiinflamatórios e remédios indicados para tratamento de hipertensão. Confira a lista fornecida pelo vereador:

Albendazol,Alendronato de Cálcio,Ambroxol xarope,Amitriptilina 25mg,Azitromicina 500mg,Budesonida 32mg,Carbonato de Cácio,Carvedilol 25mg,Cetoconazol 200mg,Ciclobenzaprina,Clonazepan 2mg,Clopidogrel 75mg,Dexametasona 4mg,Dieta para Adulto,Diacereina,Domperidona comprimido,Enalapril 10mg,Buscopan comprimido,Buscopan ampola ,Espironalactona 35mg,Estradiol+Didrogesterona Fluconazol, Hiroxicloroquina 400mg,Hipromelose,Ibuprofeno comprimido,Ivermectina 6mg,Loratadina comprimido,Losartana 50mg,Meloxican 15mg,Metilfenidato,Metoclopramida gotas,Nifedipino 20mg,Nimesulida gotas,Nistatina  creme,Oxcarbazepina 300mg,Paracetamos 750mg,Paracetamol + codeína,Polivitaminas gotas,Prednisona 5mg,Sustrate,Sinvastatina de 20mg e 40mg,Tiamina 300mg,Citoneurim 5.000 ampola,Tramadol  gotas

0 comentários:

Postar um comentário