Há mais de 20 anos a vereadora Cidinha do Oncológico (SD) luta por uma saúde igualitária e humanizada. Comovida pelas vítimas do câncer a vereadora se compromete em conseguir a fosfoetanolamina, considerada esperança de cura para diversos tipos de câncer, para todos os pacientes necessitados, e reafirma que lutará arduamente pela produção e distribuição gratuita da fosfoetanolamina e acrescenta “Muitos pacientes tem a sentença de morte e estão desacreditados, ninguém têm o direito de tirar a esperança de vida deles”.

Em 14 de março a vereadora Cidinha esteve em reunião, na 2º Vara Federal de São Carlos, com juiz Jacimon Santos da Silva para discutir a respeito das liminares nos processo de entrega da fosfoetanolamina. A vereadora questionou Jacimon a respeito das ordens judiciais expedidas e indagou a causa de algumas delas não serem atendidas. O Juiz explicou que a USP estava recebendo liminares de todo país inclusive de São Carlos e que a universidade não tem capacidade produtiva para atender a demanda.

Segundo Cidinha, o juiz salientou que as ordens judiciais emitidas por ele permitem o acesso dos pacientes a substancia, porém os comprometem a reportar os exames feitos antes e depois do uso da fosfoetanolamina. Com isso, no âmbito judiciário, será possível verificar a eficácia da droga. Porém, de acordo com o juiz, após conceder liminares aos pacientes, estes não retornam com o resultado dos exames, complicando a análise e comprometendo a continuidade do uso da substância, pois sem esse embasamento nada se poderá saber sobre a eficácia da substância.

No começo deste ano, com empenho da vereadora, foi comemorado, junto a outras autoridades, o credenciamento do laboratório PDT Pharma, situado na cidade de Cravinhos. O espaço foi destinado para a produção da fosfoetanolamina sintética. Segundo Cidinha, a empresa possui todas as certificações exigidas pela ANVISA para a fabricação do medicamento. Ainda segundo Cidinha o Governo do Estado de São Paulo se comprometeu em destinar verba em torno de dois milhões de reais para os testes e encapsulação na FURP em Américo Brasiliense.

Nesta quinta-feira (17), a parlamentar participou de uma audiência pública, convocada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo, para discutir a respeito da produção da Fosfoetanolamina. O encontro contou com mais de 100 pessoas, houve debates e divisão de opiniões entre defensores e opositores à aprovação do uso da droga. Argumentando em prol da produção da cápsula, além da vereadora, estava também o responsável pela sintetização da substância, o pesquisador Gilberto Chierice.

Para Cidinha, “há urgência em disponibilizar as cápsulas aos pacientes sendo necessário a imediata aprovação da substância e a importância em oferecer aos pacientes a esperança da cura”. A vereadora se emocionou ao lembrar de casos de câncer que ela mesma acompanhou, “é primordial ressaltarmos a fragilidade da vítima do câncer, não apenas física, mas também emocional. Devemos lutar pela permissão da fosfoetanolamina para todos os pacientes, para que haja restauração dele e da sua família, que juntamente sofre com o familiar doente. ”

Cidinha enfatiza seu apoio à produção da Fosfoetanolamina e agirá em benefício dos pacientes que sofrem com o câncer “Minha luta está além da produção, me concentro na defesa de cápsulas gratuitas e sempre trabalho para uma saúde mais humana e igual para todos” finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário