Neste domingo, dia 10 de abril o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, comemora 30 anos.
 
Desde 1986, o Observatório desenvolve diversas atividades, mostrando tanto as maravilhas do céu de São Carlos, quanto levando a Astronomia aos mais diferentes públicos. O Diretor do CDCC, professor Valter Líbero, explica que as atividades, na forma de palestras, minicursos ou observações celestes, são desenvolvidas por monitores - alunos da USP - que recebem formação especial ao ingressarem no CDCC.
 
"A solidez alcançada na forma de atuar se deve fundamentalmente ao sério envolvimento do seu corpo técnico, altamente capacitado para as funções de educadores e de astrônomos propriamente. Essa competência permitiu ao Observatório acompanhar os principais acontecimentos astronômicos, desde a passagem do Cometa Halley (no ano de criação do Observatório) até a recente detecção de ondas gravitacionais, sempre levando ao público informações precisas e de forma compreensiva", destaca Líbero.
 
Em comemoração e agradecimento à receptividade do público nesses 30 anos, será realizada uma série de atividades especiais nos dias 8, 9 e 10 de abril (sexta, sábado e domingo).
 
Confira a programação comemorativa completa:
 

    Exposição "Para Ouvir Estrelas"

De 11 a 28 de abril, o Centro Cultural sediará uma exposição com trabalhos das crianças da Creche e Pré-Escola do Campus elaborados a partir das suas impressões em visitas ao Observatório. Para ver o cartaz referente à exposição, clique aqui.

 

     Exposição "30 anos do Observatório Dietrich Schiel"

A exposição fotográfica conta a trajetória do Observatório desde a sua fundação até os dias atuais. A abertura da mostra será realizada nesta sexta-feira, dia 8 de abril, às 20 horas, no prédio do Observatório, onde ficará até o dia 10 de abril. Já no período de 12 a 30 de abril, a exposição poderá ser visitada na sede do CDCC.
 

    Concerto "Piano a Quatro Mãos" do Projeto Tom Maior

O concerto com os músicos Paula Crnkovic e Samuel Pontes será realizado neste sábado, dia 9 de abril, às 20 horas, no Centro Cultural da USP São Carlos. O evento é promovido em parceria com o Centro Cultural e Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus.


    Sessão Astronomia Especial: "Os 30 anos do Centro de Divulgação da Astronomia" 

Neste sábado, dia 9 de abril, às 21 horas,  o físico Jorge Hönel, autor da exposição 30 anos do Observatório Dietrich Schiel, irá proferir a palestra usando a exposição como mote para contar a trajetória do setor de Astronomia do CDCC/USP e os bastidores dessa história de três décadas. O evento será realizado no auditório do Observatório.


    Virada Astronômica

Das 20 horas do sábado, dia 9,  até às 6 horas, do domingo, dia 10, o Observatório estará aberto ao público para observação do céu. Ao longo da noite e madrugada, com condições meteorológicas favoráveis, será possível observar os planetas Júpiter, Marte e Saturno, com chances de observação do planeta Vênus, pouco antes do nascer do Sol. Além dos planetas, será possível observar aglomerados estelares e nebulosas, com telescópios do Observatório e dicas e informações da equipe de monitores e funcionários do Observatório.
 
 
Líbero destaca que "nesses 30 anos de existência, esse Centro tem desenvolvido atividades junto à comunidade da região, recebendo classes de estudantes ou recepcionando o público em geral. Tornou-se com o tempo uma referência para muitos professores dos ensinos médio e fundamental, que passaram a agendar visitas ao Observatório sempre que suas disciplinas versavam sobre algo relacionado ao firmamento. Recentemente a denominação Observatório Dietrich Schiel passou a ser usada, numa justa homenagem, em vida, aquele que não apenas criou o Observatório, mas sempre foi seu grande entusiasta e por anos norteou as atividades do CDCC como um todo".  
 
Acesso ao Observatório e ao Centro Cultural pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465. O CDCC fica na Rua Nove de julho, 1227, Centro.
 
 
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191

0 comentários:

Postar um comentário