A Prefeitura Municipal de São Carlos, através da secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social, liberou na tarde desta segunda-feira (07), o aluguel social para as primeiras famílias da desocupação de um terreno público no bairro Antenor Garcia.
A desocupação da área de 20 mil m² destinada para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF) aconteceu no último dia 26 de maio. O local foi invadido no ano passado e as famílias moravam em situação precária, em aproximadamente 150 barracos.
De acordo com a secretária Wiviane Tiberti, desde a reintegração de posse, as famílias em situação de vulnerabilidade social estão sendo assistidas pela Prefeitura, sendo que, dez, já entregaram os documentos necessários para o recebimento do aluguel social, que varia de R$ 140 á R$ 622.
“A pedido do prefeito Paulo Altomani, conseguimos fazer um remanejamento orçamentário para adequar os valores e atender todas as famílias que se enquadram nos critérios do aluguel social. O auxílio é de grande importância para alojar essas pessoas, que não têm para onde ir”, disse Wiviane Tiberti.
Os benefícios para as 45 famílias estão sendo liberados no momento em que os documentos são aprovados sobe análises do Departamento Jurídico e da Tesouraria da Prefeitura. O auxilio é válido por seis meses, podendo ser estendido por um ano.
Durante o recebimento do primeiro auxilio aluguel, a trabalhadora rural Jaqueline de Almeida Costa, salientou que o benefício é um grande passo para a realização de um sonho. “O dinheiro é uma grande ajuda para começarmos a vida. Pagar aluguel para nós é difícil, e ter uma casa a partir do nosso próprio bolso é quase impossível. Hoje, estamos recebendo o apoio necessário para a realização de um sonho”.
Como parte do processo de assistência, a Prefeitura indicou para a PROHAB, as famílias desocupadas como prioritárias na aquisição de uma casa própria. “A realização do sonho de ter a casa própria, também é de responsabilidade da Prefeitura. Através dos loteamentos que estamos construindo pelo governo estadual e federal, vamos ajudar a realizar o sonho dessas famílias”, conclui o prefeito Paulo Altomani.
Prefeitura estuda plano de melhoria para ciclistas
O prefeito Paulo Altomani, juntamente ao vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, o chefe de gabinete Odair Paulo de Campos, o secretário de Planejamento e Gestão Alfredo Colenci, o secretário de Esportes e Lazer Marcelo Sangaletti e o secretário de Obras Públicas e interino de Transporte e Trânsito, Márcio Marino, se reuniu nesta segunda-feira (07), com a professora e ciclista, Roselene do Carmo Moreno, para estudar a elaboração de planos cicloviários, com base em implantações de ciclovias, Centro de Encontro para ciclistas, rotas turísticas e sistema de compartilhamento de bicicletas em estações colocadas em locais estratégicos da cidade.
De acordo com Altomani, o estudo será baseado nas necessidades e sugestões dos ciclistas. “É com muita satisfação que recebo a ciclista Rose, que veio trazendo uma série de sugestões. A intenção será ouvir os ciclistas de São Carlos e elaborar esse plano cicloviário, que proporcionará mais segurança aos adeptos do esporte. Estamos assumindo de inicio, o compromisso de conseguir um local adequado para que os ciclistas tenham um Centro de Encontro, ou seja, um ponto de partida para as excursões e pedaladas promovidas aos finais de semana e feriados”, explicou Altomani.
Contente com a reunião inicial, a ciclista agradeceu a oportunidade e falou sobre a importância deste apoio e incentivo. “É muito importante estabelecer esse diálogo com o poder público, que esta abrindo espaço para as nossas opiniões sobre a melhor forma de implantar as ciclovias. Ficamos esperançosos em ter um espaço para melhorar a nossa locomoção, e vai possibilitar que as pessoas cheguem mais rápido aos locais e ainda colaborando com o meio ambiente. É fundamental abraçarmos essa causa”, comemorou a ciclista.
Por sua vez, o secretário Sangaletti disse que a iniciativa, além de incentivar e apoiar os ciclistas, irá valorizar o patrimônio turístico e cultural. “Essas ações farão com que São Carlos receba ciclistas de toda a região. As cidades que possuem rota turística são muito bem visadas, portanto o município seria um polo de referência dos ciclistas”, enalteceu o secretário.
 

0 comentários:

Postar um comentário