Servidores municipais também aderiram à manifestação
Os Metalúrgicos de São Carlos participaram na quarta-feira (15/04) do Dia Nacional de Paralisação contra o Projeto de Lei 4330/04 da terceirização, que tem como objetivo ampliar a terceirização para todas as áreas da empresa, precarizando os direitos trabalhistas.
Protestos foram realizados nas fábricas Volkswagen, Tecumseh I e II e Electrolux, no qual cerca de 3000 trabalhadores tiveram suas atividades paralisadas durante 1 hora na entrada dos turnos. 
Servidores municipais no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) também participaram da manifestação, atrasando a entrada do turno da manhã em 1 hora.
O Coordenador da Subsede da CUT de São Carlos, Edinaldo Ferreira, um dos organizadores do ato declarou a importância da manifestação.  “A mobilização do Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4330, aconteceu em nível nacional, desta forma, é muito importante a participação da cidade de São Carlos, através dos sindicatos e movimentos sociais da cidade.  Temos que pressionar o Congresso através de atos como este e  nas redes sociais.  O PL 4330 é precarização  dos direitos dos trabalhadores  de todos os setores, não podemos aceitar  o retrocesso”, ressaltou Edinaldo.
No final da tarde, juntamente com diversos movimentos sociais e sindicais da cidade os metalúrgicos participaram do grande ato que reuniu aproximadamente 700 pessoas. A marcha teve a concentração na Praça do Mercado Municipal no centro, seguindo pela Avenida São Carlos e terminando na Praça XV de Novembro. 
Sec.Geral do Sindicato dos Met.
Para o secretario geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região, Claudinei Feitoza, a participação de cada trabalhador na luta é necessária. “Nós trabalhadores não podemos terceirizar a nossa responsabilidade, temos que abraçar a luta. A terceirização é um retrocesso, e se não acontecer conosco pode acontecer com nosso filho, o momento é de união da classe trabalhadora. Precisamos participar das mobilizações, cobrar dos deputados como Lobbe Neto que votaram a favor da terceirização, para que nos dê explicação, e continuar na luta para que o projeto seja barrado no Senado”, explicou Claudinei.
O Projeto de Lei 4330 amplia a terceirização em todos os setores, e está tramitando no Congresso Nacional.  Em São Carlos, o Deputado Federal Lobbe Neto  (PSDB) votou a favor da proposta e na oportunidade os trabalhadores na porta das fábricas e durante a marcha cobraram explicações do deputado, que foi eleito com aprovação expressiva na cidade.
A pressão popular por meio dos atos por todo país, forçou o Congresso a adiar a votação de emendas do projeto para a próxima quarta-feira (22).

0 comentários:

Postar um comentário