De mãe para mães
Livro em defesa das mães será lançado no dia 6 de maio e faz reflexões sobre as responsabilidades delas e dos filhos na educação e nas escolhas da vida.
Das experiências vividas e anotadas em pequenos pedaços de papel, Mi Sun Kim, coreana de nascimento, mas moradora do Brasil há quarenta anos, escreveu “Crônicas de Lagartixa Mãe”. O livro é resultado de uma preocupação da escritora que quer dividir com as pessoas os dilemas da maternidade e das diferenças culturais. O lançamento será no dia 6 de maio, a partir das 19 horas na Livraria Sideral, em São Carlos.
Por que Lagartixa Mãe? Porque, por definição da autora, esse pequeno lagarto é um réptil que aos olhos de muitos não tem importância, porém exerce um relevante papel no equilíbrio da natureza assim como faz Mi Sun Kim.
Mãe de duas filhas nascidas no Brasil, Mi Sun Kim sempre teve muitas dúvidas no exercício da maternidade como qualquer mãe, mas com uma diferença. Ela passou a refletir sobre até onde elas têm responsabilidades sobre as escolhas dos filhos. “Eu sempre me perguntei onde eu errei e continuo me perguntando, só que também me pergunto, quando vejo filhos tomando caminhos diferentes do que as mães ensinaram, de quem é a responsabilidade”.
Segundo a autora, quando um filho é bem sucedido, os méritos sempre são atribuídos a eles próprios, em contrapartida quando um filho se envolve em situações ilícitas como tráfico e consumo de drogas, as mães são sempre questionadas. E pergunta: “porque as mães só aparecem quando os filhos fazem escolhas erradas?”.
Educação
Uma das principais preocupações da maioria das mães com relação aos filhos é que tenham uma boa educação, mas ela deve ir além dos bancos escolares. No livro a autora mostra como suas raízes coreanas falam mais alto em relação ao que vivencia no Brasil. “A educação no Brasil não é valorizada como um dos pilares da formação de cidadãos e os exemplos de impunidade propagados pela mídia dificultam ainda mais a formação de nossas crianças e jovens”, afirma. Dessa forma, completa a Mi Sun Kim, “que exemplos estamos dando para nossas crianças e qual estímulo aos nossos jovens, quando pessoas que dão grandes golpes na sociedade brasileira saem impunes e a educação pública têm índices de investimento cada vez mais baixos?”.
Diante dessa realidade, Mi Sun Kim se esmerou para dar as filhas uma boa educação e hoje tem uma filha formada em Música e outra cursando Psicologia em Ribeirão Preto. “Por isso que a dor de outra mãe é a minha dor, porque sei de todos os sacrifícios que uma mãe pode fazer para criar seus filhos”.
Trajetória
“Crônicas da Lagartixa Mãe” foi escrito em cinco anos e traz pensamentos, opiniões e experiências de Mi Sun Kim, uma mulher que veio para o Brasil aos 14 anos após enfrentar os resquícios de um país devastado pela guerra em que as pessoas aprenderam a dar o devido respeito aos alimentos, fato que não vê no Brasil. “Aqui tem muito desperdício. As pessoas são acostumadas a jogar fora comida que poderia alimentar alguém”.
Passou anos em São Paulo e fez a opção por São Carlos por ser uma cidade que tem o privilégio de oferecer duas universidades públicas que são referência na formação de jovens. Depois de se estabelecer como pequena empresária no ramo da alimentação na cidade, Kim resolveu que era hora de dividir com outras pessoas suas experiências. O livro é uma mistura de todas essas mulheres que estão em Mi Sun Kim. A mulher que é mãe, que é empreendedora, que tem opiniões sobre a sociedade em que vive e, sobretudo que têm experiências para dividir com todas as mães. O livro está à venda também no site lagartixavendas.com . A Livraria Sideral fica na Avenida São Carlos, 1931 – Centro.

Assessoria de Imprensa – Atmo Propaganda
Valda Rocha – Jornalista
Telefone: (16) 3411-1600 / 9 9167-9899




0 comentários:

Postar um comentário