O vereador Antonio Carlos Catharino (PTB) comunicou nesta quinta-feira (2) o recebimento de ofício da Casa Civil do governo estadual, encaminhando manifestação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a respeito da moção de autoria do parlamentar  solicitando a inclusão de São Carlos no projeto que prevê a reimplantação dos trens de passageiros entre a capital paulista e o interior.
O ofício endereçado ao presidente da Câmara, Lucão Fernandes (PMDB), pelo subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury, informa que a iniciativa “atualmente encontra-se em análise pelo Conselho Gestor das PPPs (Parcerias Público-Privadas) a MIP (Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada) apresentada ao governo estadual pelas empresas BTG Pactual e EDLP Estação da Luz Participações”.
Na avaliação de Catharino, a manifestação da subsecretaria de relacionamento com municípios da Casa Civil -  órgão responsável pela execução e gestão das ações de governo nesse segmento – revela que este é o momento adequado para a mobilização do município no sentido de que São Carlos faça parte do projeto. “As cidades do interior paulista têm plenas condições de receber o sistema de trens de passageiros para impulsionar o desenvolvimento da região”.
Em Rio Claro, o movimento nesse sentido deflagrado no início deste ano, mobiliza instituições locais como a Câmara de Vereadores e a OAB, que elaborou um abaixo assinado junto à comunidade com apoio do shopping center da cidade.
Na opinião de Catharino, São Carlos tem plenas condições de lutar pelos trens de passageiros, muito em função da sua localização, na região central do Estado. Os municípios de Limeira, Santa Gertrudes e Cordeirópolis também se mobilizam para estender a ligação ferroviária.
"A existência de uma malha ferroviária instalada no interior do Estado –  e atualmente utilizada apenas para o transporte de cargas – aponta para a viabilidade da ampliação do projeto", afirma Catharino. “Entre os sistemas de transporte, o trem é a melhor opção tanto na economia quando na rapidez, além disso, adotar o trem auxilia o meio ambiente e evita a sobrecarga de carros nas estradas”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário