Esta na moda. Prefeitos pintarem faixas de trânsito de acordo com o partido a que pertencem.
Na cidade de São Paulo Fernando Haddad do PT pinta a cidade de vermelho, em Santa Bárbara , Denis Andia (PV), pinta de verde, em São Carlos Paulo Altomani- PSDB de azul.
A imprensa, local, não perdeu a oportunidade, pelo menos a que não tem rabo preso, de criticar a “tucanagem” realizada na Vila Prado. Primeiro a faixa de pedestres da rua Larga com a trav-um,  não contentes, “azularam” os bancos de  toda rua e pintaram a guia de amarelo.
A secretária de comunicação, leia-se  Luis Marcon  Garmêndia, diretor de comunicação nos enviou um link onde várias cidades cometeram o mesmo erro ; com vistas  de promoção político partidária.
O Ministério das cidades nos enviou a verdade sobre as cores do trânsito e mostra que por mais que queiram enganar a população, ou pelo menos parte dela, eles estão ERRADOS !!!
Leia o que disse o Ministério das Cidades.

PREZADO CARLINHOS,
SEGUE
A PINTURA E O USO DO PAVIMENTO É DISCIPLINADO PELO MANUAL BRASILEIRO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - SINALIZAÇÃO HORIZONTAL - VOLUME IV, APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 236, DE 11 DE MAIO DE 2007.O CAPÍTULO 4 DO REFERIDO MANUAL, NO ITEM 4.4.2, PADRÃO DE CORES, ESTABELECE A UTILIZAÇÃO DAS CORES. NO ITEM 2.1.2, ESPECIFICAMENTE, ESTÁ DISPOSTO QUE:

      2.1.2. CORES
     A SINALIZAÇÃO HORIZONTAL SE APRESENTA EM CINCO CORES:

    AMARELA: UTILIZADA NA REGULAÇÃO DE FLUXOS DE SENTIDOS OPOSTOS; NA DELIMITAÇÃO DE ESPAÇOS PROIBIDOS PARA ESTACIONAMENTO E/OU PARADA E NA MARCAÇÃO DE OBSTÁCULOS.

    - VERMELHA: UTILIZADA PARA PROPORCIONAR CONTRASTE, QUANDO NECESSÁRIO, ENTRE A MARCA VIÁRIA E O PAVIMENTO DAS CICLOFAIXAS E/OU CICLOVIAS, NA PARTE INTERNA DESTAS, ASSOCIADA À LINHA DE BORDO BRANCA OU DE LINHA DE      DIVISÃO DE FLUXO DE MESMO SENTIDO E NOS SÍMBOLOS DE HOSPITAIS E FARMÁCIAS (CRUZ).

     - BRANCA: UTILIZADA NA REGULAÇÃO DE FLUXOS DE MESMO SENTIDO; NA DELIMITAÇÃO DE TRECHOS DE VIAS, DESTINADOS AO ESTACIONAMENTO REGULAMENTADO DE VEÍCULOS EM CONDIÇÕES ESPECIAIS; NA MARCAÇÃO DE FAIXAS DE TRAVESSIAS DE PEDESTRES, SÍMBOLOS E LEGENDAS.

     - AZUL: UTILIZADA NAS PINTURAS DE SÍMBOLOS DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA, EM ÁREAS ESPECIAIS DE ESTACIONAMENTO OU DE PARADA PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE. 

      - PRETA: UTILIZADA PARA PROPORCIONAR CONTRASTE ENTRE O PAVIMENTO E A PINTURA.   
                                                            
DE ACORDO COM MANUAL BRASILEIRO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO - VOL. IV, A COR PADRÃO PARA REGULAMENTAR FAIXA DE TRAVESSIA DE PEDESTRES É A BRANCA. QUALQUER DEMARCAÇÃO DIFERENTE DESSA DESRESPEITA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO.
RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM PADRÃO NO USO DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO A FIM DE PERMITIR QUE QUALQUER USUÁRIO DA VIA POSSA COMPREENDER RAPIDAMENTE AS CONDIÇÕES E SITUAÇÕES QUE MOTIVAM DETERMINADA SINALIZAÇÃO.
ATT,
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MINISTÉRIO DAS CIDADES

0 comentários:

Postar um comentário