Vereador-Ditinho Matheus- PMDB
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (15), projeto de lei  No.257, do vereador Ditinho Matheus (PMDB), que institui a Semana Acadêmica Cultural Africana no Município a realizar-se na semana do dia 25 de maio em comemoração ao “Dia de África”. A coordenação do evento ficará a cargo da entidade que representa a Comunidade Africana de São Carlos em parceria com o poder público. Segundo Ditinho, a Semana Acadêmica Cultura Africana contará com atividades culturais, sociais e políticas “voltadas à valorização da contribuição dos povos africanos na formação da cidade, do estado e do país, bem como à solidariedade com os que ainda sofrem os efeitos da herança colonialista naquele continente”.

Na justificativa do projeto, o vereador destacou que no âmbito de acordo de cooperação técnico-cultural que o Brasil desde os anos 70 mantém com alguns países do continente africano, São Carlos vem recebendo, através da Universidade de São Paulo (USP) e  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estudantes oriundos de alguns países da África em convênios de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento.

Os alunos fundaram a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), escolhendo o mês de maio para realizar sua atividades acadêmicas e culturais dentro e fora das universidades, visto que em maio, em especial o dia 25, se comemora a fundação da Organização da Unidade Africana em Addis ABeba/Etiópia – atual União Africana – que na época teve como intuito traçar estratégias sobre o processo de descolonização do continente e hoje o seu objetivo é defender seus interesses.

Ditinho frisou que a instituição da Semana Acadêmica Cultural Africana “é um reconhecimento à contribuição desses povos à nossa história e formação, através da criação de um evento de valorização das culturas africanas e afro-brasileiras em nossa cidade”.

0 comentários:

Postar um comentário