Aproveitando a repercussão de mais uma edição da Festa do Peão de Barretos, o Nosso Lar, promove no próximo dia 27 de setembro a sua Queima do Alho, evento que visa arrecadar verba para manutenção dos projetos da entidade.
O evento começará às 11h nas dependências do Nosso Lar, onde o grupo Raiz do Sertão, responsável pela execução da comida, montará toda a estrutura, tal como é feito em Barretos e os convidados poderão acompanhar de perto e tirar suas dúvidas sobre como é a verdadeira comida do peão.
Para animar a festa, o instrumentista Silviolino que já participou da Banda Buffalo e também já foi músico do cantor Daniel, estará fazendo o som e o show ao vivo.
Os convites custam R$ 35,00 e podem ser adquiridos com os voluntários e através da secretaria pelo telefone 33779800.

O que é a Queima do alho
O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco de carne serenada. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Há um concurso culinário, realizado no espaço especialmente feito para isso, chamado Ponto de Pouso, em que o vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.
Conta a história que em 1913, uma comitiva de ingleses foi para Barretos montar uma indústria frigorífica, e para realizar esse sonho eles compravam bois dos peões de boiadeiros, em outras terras. Os boiadeiros que eram donos das boiadas contratavam outras comitivas para transportar os bois até este frigorifico.
Porém essas comitivas levavam 3 meses para chegar em Barretos, e tinha sempre um peão com a função cozinhar para todos os integrantes da comitiva, e ao despedir de suas esposas e amigos, sempre havia alguém que perguntava quem iria cozinhar para eles, citavam-se o nome de um dos peões, e este alguém que perguntava dizia mas este peão vai queimar o alho (uma brincadeira para falar que o peão não saberia cozinhar). E acabou tornando uma tradição as comitivas brincarem com a ideia de quem iria queimar o alho, e quem se dispusesse era o queimador de alho.

Quem é Silviolino
Sua trajetória com a música tem início aos quatorze anos de idade, quando ganhou seu primeiro violino (deixando o instrumento pousar em sua cama, enquanto dormia no chão de seu quarto).
Estudou no conservatório de Tatuí- SP e iniciou sua carreira profissional na Orquestra Sinfônica de Campinas - SP. Logo após foi participante da primeira formação da Banda Buffalo, quando iniciou sua trajetória ao estilo “country music”.
Silvinho ficou famoso por sua extrema facilidade de tocar e dançar simultaneamente o country. Ainda com a Banda Buffalo, o músico participou de vários programas famosos de televisão e rádio da época, como "Clube do Bolinha", "Domingão do Faustão", "Sabadão Sertanejo", etc.
Além desses variados programas, ainda com a Banda Buffalo, o musicista fez também participações na novela da rede Manchete “Ana Raio e Zé Trovão”.
Silviolino, pouco antes de encerrar sua participação na Banda Buffalo, aproveitou toda fama do ''country music'' daquele momento e começou a gravar violino em discos de artistas importantes da música sertaneja, como Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, João Paulo e Daniel, Rio Negro e Solimões e etc.
Após falecimento do cantor João Paulo, da dupla João Paulo e Daniel, Silvinho recebeu o convite diretamente do cantor Daniel para trabalhar com sua banda. Iniciando para o músico uma nova fase.
Hoje, após vários anos trabalhando para o cantor Daniel, Silviolino criou um novo projeto, interpretando vários sucessos nacionais e internacionais no violino.



RECEITAS (porções para 10 pessoas)
Arroz Carreteiro
Ingredientes:
 1 kg de carne-seca, 1 kg de arroz, cebola, alho, pimenta e sal a gosto.
Modo de preparo: cozinhar a carne trocando-se a água duas vezes durante a fervura. Depois de retira-la do fogo pique com a faca até ficar quase como carne moída (não se recomenda moer na máquina, pois altera o sabor).
Em seguida, a carne deve ser colocada em uma panela grossa com banha já quente, junte com o tempero (alho picado batido, cebola, pimenta e sal). Toste um pouquinho e adicione o arroz escorrido e bem lavado. Deixe refogar por algum tempo e sempre mexendo adicione água aos poucos, acompanhando o cozimento.

Feijão Tropeiro
Ingredientes:
 1 kg de feijão, 100 g de bacon, 250 g de lingüiça de porco, 250 g de torresmo de panceta, 150 g de carne seca frita (pedaços), 200 g de farinha de mandioca, cebola, alho, pimenta, cheiro verde e sal a gosto.
Modo de preparo: ponha água para ferver com o feijão, (não deixe o feijão de molho de um dia para o outro). Em outra panela frite em banha um pouco de torresmo. Durante a fase de cozimento do feijão, adicione os outros ingredientes: panceta de porco, toucinho, torresmo frito, lingüiça de porco, que deve estar cozida e cortada em rodelas finas, bacon, pedaços de gordura, carne seca. Em seguida para refogar, frite alho picado em banha com um pouco de pimenta do reino.

Paçoca de Carne
Ingredientes:
 1kg charque picadinho (batido com faca), ½ kg de farinha de mandioca, ½ kg de farinha de milho.
Modo de preparo: coloque em uma panela óleo quente já com todo o tempero, principalmente alho picado, adicione a carne, deixe refogar por uns 5 minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho, pilar até ficar fofinha.

Carne de churrasco
Ingredientes:
 3 kg de carne, água e sal. Modo de Preparo: A carne deve ser fatiada em pedaços grossos e banhada em água com sal e um pouco de alho amassado. Deixe-a tomar sereno durante a noite. Depois asse em chapa de folhão.

0 comentários:

Postar um comentário