A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão plenária desta quinta-feira (11),  projeto de lei substitutivo de autoria do vereador Idelso Paraná (PHS) - foto -, que insere no calendário do município de São Carlos a “Semana de Conscientização, Prevenção e Combate a Dengue e a Febre Chikungunya” a ser realizada anualmente na semana que compreende o penúltimo sábado do mês de novembro de cada ano. O objetivo, segundo o autor, é mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas ao combate ao vetor da doença. A norma deverá ser regulamentada no prazo de sessenta dias.

Paraná entende que ações de prevenção e combate a essas doenças devem ocorrer todos os dias do ano, por parte da sociedade e do poder público, porém observa que se faz necessário instituir uma data municipal específica para ampliar as ações para eliminação dos criadouros dos vetores causadores da dengue, (aedes aegypti) e febre chikungunya (aedes albopictus).
Na justificativa da proposta, o vereador lembrou em que em 2014 e 2015 as ocorrências de casos de dengue no município de São Carlos atingiram recordes históricos, havendo mobilização dos vereadores para propor medidas e cobrar  do Executivo ações preventivas  de combate à doença, que pode levar à morte.

“As iniciativas propostas contemplam desde a prevenção ininterrupta, até a eliminação de focos de proliferação do mosquito, por meio de campanhas educativas realmente eficazes e incentivos aos cidadãos que colaborem com a erradicação do problema”, afirma.

Paraná destaca a importância da informação e a conscientização dos cidadãos são-carlenses sobre a gravidade do problema e  da necessidade de prevenir a proliferação do mosquito vetor. “A educação e a conscientização da população são armas fundamentais no combate à propagação da doença”, salienta.

0 comentários:

Postar um comentário