Comissão de estudos e depoente Carlos Talarico (assessoria de imprensa CMSC)
Do- noticiasdofront.com.br
A Comissão de Estudos sobre Sepultamentos e Obras nos Cemitérios Municipais realizou na manhã desta quarta-feira (23), a segunda reunião de trabalho, oportunidade em que ouviu o depoimento do Diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Serviços Públicos, Carlos Alberto Talarico. Participaram da reunião os vereadores Ditinho Matheus (PMDB), presidente da comissão, Roselei Françoso (Rede), relator,  Cidinha do Oncológico (SD) e Maurício Ortega (PSDB), membros. 
O diretor de Serviços Urbanos foi questionado sobre a comercialização irregular de sepulturas,  dos valores cobrados para a realização dos serviços de pedreiro nos cemitérios e sobre a suspeita da existência de  um esquema controlando as obras realizadas no cemitério. Talarico afirmou que nunca se envolveu com a questão dos preços das sepulturas por se tratar de serviços realizados por particulares.
Ele relatou que para coibir essa pratica “foi instalada uma placa informativa com os seguintes dizeres: proibido a comercialização de túmulos”. Também expôs a falta de apoio, por não ter quadro de funcionários suficientes para desenvolver os trabalhos com maior qualidade nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Vila Prado, e informando que “ocorrem em média de seis a oito sepultamentos diários com apenas seis coveiros, fato que dificulta os trabalhos e sobrecarrega os servidores”.
O vereador Ditinho Matheus informou que vai solicitar o mapa do cemitério, com a ocupação das carneiras e seus responsáveis, e solicitará também a dominialidade de todas as “sepulturas verdes” – túmulos que supostamente estão tendo comercialização irregular.
“As suspeitas de irregularidades estão se confirmando, primeiro nas visitas realizadas nos cemitérios municipais e agora com o depoimento do diretor do Departamento de Serviços Urbanos”, disse Ditinho. “Os 21 vereadores irão trabalhar para acabar com esses problemas, porque a cidade merece isso”.
A terceira reunião de trabalho foi agendada para a próxima quarta-feira (30), às 8h30min na Câmara Municipal. Para esse encontro a comissão convidará o Secretário de Serviços Públicos, Marcos Antonio De Thomaso (Chiréia).
A comissão de estudos foi instaurada para apurar procedimentos e cobranças de valores na contratação de serviços nos cemitérios, após denúncias de irregularidades apresentadas por munícipes. De acordo com Ditinho, há um aumento arbitrário dos lucros praticados por determinado grupo de profissionais para realização de alguns serviços nos cemitérios e é necessário realizar uma apuração dos fatos para prevenir e reprimir infrações contra a ordem econômica.

0 comentários:

Postar um comentário