Ivana Leão-Fisioterapeuta-  UFSCar;
O Departamento de Fisioterapia da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) está com inscrições abertas para mulheres que já tenham passado por cirurgia contra o câncer de mama. O objetivo é oferecer 25 vagas para tratamento gratuito fisioterápico nos ombros.

Podem participar mulheres com idade acima de 18 anos que foram ou serão submetidas a qualquer tipo de cirurgia de tratamento de câncer de mama. As avaliações também são gratuitas. Interessadas podem entrar em contato pelo telefone (16) 3351-8345 e pelos e-mails: ivanaleao@gmail.com ou angel_vianaferrari@hotmail.com.

A pesquisa analisa as alterações de movimentos dos ombros e membros superiores. Os estudos são conduzidos pela aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Fisioterapia Ivana Leão, sob orientação da professora Tania de Fátima Salvini.

A cirurgia de câncer de mama, quando em grau elevado da doença, tem o esvaziamento axiliar, que consiste na retirada dos gânglios linfáticos. Com isso, o membro fica vulnerável à edemas, infecções e à limitação do movimento.

O objetivo principal da pesquisa é avaliar as possíveis alterações do movimento tridimensional da escápula durante a elevação do braço em mulheres após a cirurgia e as submeter a um programa padronizado de fisioterapia, além de avaliar a dor, função dos membros superiores e a qualidade de vida.
Prevenção em São Carlos - A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” da Secretaria Estadual da Saúde fica até hoje em São Carlos, na praça do Mercado. O objetivo do serviço é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico precoce, tratar a lesão e reabilitar as pacientes gratuitamente.

O veículo oferece mamografia gratuitamente a mulheres a partir de 35 anos. Para participar, a paciente deverá dirigir-se à carreta-móvel com RG e cartão do SUS e retirar a senha para ser atendida no mesmo dia. Para mulheres de 35 a 49 anos também é necessário apresentar o pedido médico.

0 comentários:

Postar um comentário