Os Metalúrgicos de São Carlos participaram no dia 16 de maio, da 1ª Plenária Regional da Campanha Salarial 2015, realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto.
Neste ano a Campanha Salarial da Federação Estadual dos Meta­lúrgicos da CUT, a FEM­-CUT/SP (interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais), iniciou os debates para a construção da pauta de rei­vindicações, com todos os sindicatos metalúrgicos filiados do Estado de São Paulo, por meio de plenárias regionais.
As Plenárias têm como objetivo ouvir as reivindicações dos metalúrgicos sobre a necessidade de melhorar e incluir cláusulas sociais que atendam à realidade dos trabalhadores no chão de fábrica.
Além das cláusulas econômicas (aumento salarial, reajustes nos pisos e outros itens de natureza financeira) também serão negociados a melhoria, aperfeiçoamento, ampliação e inclusão de direitos sociais, que beneficiarão os jovens, negros (as), mulheres e as pessoas com deficiência.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Silva a campanha salarial deste ano vai ao encontro das principais necessidades dos metalúrgicos. “O tema das plenárias é “Nenhum Direito a Menos”, desta forma, vamos intensificar o debate das cláusulas sociais além das econômicas que seria o reajuste (inflação)+ aumento real,  e não vamos permitir nenhum retrocesso aos direitos dos trabalhadores,  como o PL 4330 que precariza as relações de trabalho, vamos continuar na luta”, explicou Erick.
As próximas plenárias serão realizadas nas cidades de Itú, Taubaté e no ABC paulista. Depois das quatro plenárias, a Federação realizará uma Plenária Estatutária, que aprovará os eixos da Campanha (principais bandeiras de lutas) e o calendário de assembleias nas bases, que provarão as reivindicações debatidas nestas Plenárias Regionais.

A data-base da categoria é 1º de setembro e estarão em Campanha cerca de 210 mil metalúrgicos na base da FEM-CUT/SP no Estado. Os grupos que estarão em Campanha são: Grupo 2 (Máquinas e eletrônicos); Grupo 3 (Autopeças, Forjaria e Parafusos); Grupo 8 (Trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários, esquadrias, construções metálicas, artefatos de ferro, rodoviários entre outros);  Grupo 10 (Lâmpadas, material bélico, equipamentos odontológicos entre outros); Estamparia e Fundição.

0 comentários:

Postar um comentário