O Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está oferecendo avaliações gratuitas para observar o desenvolvimento motor de bebês entre seis e nove meses. Estas avaliações estão inseridas no escopo dos projetos das alunas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) Ana Luiza Righetto
Greco – estudante de mestrado – e Thais Invenção Cabral – estudante de doutorado –, que são orientadas pela professora Eloisa Tudella, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade.
Os projetos das alunas foram aprovados junto à Secretaria Municipal de Saúde e Educação. "Nossas pesquisas consistem em detectar e intervir nas alterações motoras grossas, no alcance e nas ações exploratórias por meio de uma proposta de intervenção motora para bebês nesta idade que apresentem risco desenvolvimental, bem como em situação de abrigamento ou em vulnerabilidade pessoal-social", explica Ana Luiza.
As pesquisas ainda objetivam analisar dados qualitativos e quantitativos do movimento dos bebês de alcançar objetos. "Os dados qualitativos dizem respeito à frequência de alcances realizados com uma ou ambas as mãos e de que forma eles chegam e pegam um objeto – se pegam com a mão mais horizontalizada, oblíqua, verticalizada, mão aberta, semi aberta ou fechada. Além disso, realizamos a análise cinemática do movimento de alcançar, verificando desta forma parâmetros como velocidade média, duração e pico de velocidade do movimento", ressalta a aluna.
Thais explica que, em sua pesquisa, são analisados o deslocamento do bebê no espaço e a distância percorrida. "O intuito é entender o quanto um ambiente estimulante, com brinquedos adequados para a faixa etária, provoca no bebê uma maior movimentação em seu corpo", informa.
De acordo com as pesquisadoras, as avaliações favorecem a estimulação dos bebês que apresentem déficit no desenvolvimento motor. Poderão também auxiliar na orientação dos pais ou cuidadores sobre como estimular as coordenações em seus bebês, favorecendo a interação pais-filho. "Além da avaliação, os pais ou responsáveis recebem orientações de como estimular os filhos em casa para que eles desempenhem melhor as habilidades motoras. Caso seja detectado algum atraso significativo no desenvolvimento motor, os bebês poderão ser encaminhados ao serviço de fisioterapia da Unidade Saúde Escola (USE) da UFSCar", ressalta Ana Luiza.
As avaliações são gratuitas e abertas à população. Os testes são realizados por meio de um equipamento altamente sofisticado e exclusivo na cidade e pelas próprias profissionais do DFisio. Pais e mães interessados podem agendar uma avaliação pelos telefones (16) 98208-8604, (16) 99994-1943, (16) 99752-2373 ou (16) 3351-8407 e pelos emails analuiza.nenem@gmail.com e thaiscabral.thais@gmail.com. Dúvidas também podem ser sanadas por estes telefones e emails.

0 comentários:

Postar um comentário