A vereadora Cidinha do Oncológico (SD) visitou, na manhã da última quarta-feira (10), a Unidade de Saúde da Família do bairro Astolpho Luis do Prado. A ação faz parte de uma série de visitas que a parlamentar fará às USF e UBS de São Carlos, a fim de escutar funcionários e usuários para, em seguida, procurar soluções junto aos órgãos competentes.

Alcione, a enfermeira responsável pela USF, relatou à parlamentar sobre a falta de técnicos de enfermagem, sendo urgente a contratação de profissionais da área. Além disso, Cidinha constatou a necessidade de um espaço físico maior para a unidade, já que a mesma não comporta com eficiência as demandas do local.

O Programa de Saúde da Família (PSF) é um modelo de prestação de assistência à saúde, tendo como objetivo a reorganização da prática assistencial em novas bases e conceitos, centrando a atenção na família, entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social, possibilitando assim uma compreensão mais ampliada do processo saúde-doença. Ele é composto por equipes responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes de saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

A Unidade de Saúde da Família é um espaço onde se realiza uma assistência integra, contínua e de qualidade, desenvolvida por uma equipe multiprofissional na própria Unidade e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas, creches, asilos, presídios, entre outros.


0 comentários:

Postar um comentário