O vereador Idelso Marques de Souza Paraná (PHS) comentou a importância para a população são-carlense da moção de apelo de sua autoria que foi aprovada na sessão da última terça-feira (9) e objetiva que a Prefeitura Municipal realize ações junto ao governo do Estado de São Paulo a fim de implantar o programa Acessa São Paulo também nos distritos de Santa Eudóxia e de Água Vermelha.

O parlamentar afirma que “a população de Santa Eudóxia, situada a 28 km do centro da nossa cidade, continua carente de quase todo tipo de serviços públicos. É praticamente a distância entre São Carlos e Araraquara. Em Água Vermelha, que fica a 12 km de São Carlos, a oferta de serviços públicos é igualmente deficiente. A infraestrutura pública para que se instale nesses distritos o programa Acessa São Paulo já existe, então, apelo para que a prefeitura se una com o governo estadual e viabilize essas benfeitorias em Santa Eudóxia e em Água Vermelha”.

O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado, coordenado pela Subsecretaria de Tecnologia e Serviços ao Cidadão da Secretaria Estadual de Governo, com gestão da Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp. Criado em julho de 2000, oferece à população acesso público e gratuito às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

“O Governo do Estado tem implantado o programa Acessa SP em vários distritos do interior paulista, então é justo que a prefeitura de São Carlos se empenhe em trazer para essas comunidades os serviços públicos do Acessa e do Acessinha, que é destinado para crianças entre 4 e 10 anos de idade”, afirmou Paraná. E complementou: “ampliar o acesso e o uso de redes de conectividade nos distritos de Santa Eudóxia e de Água Vermelha é proporcionar o desenvolvimento daqueles cidadãos por meio da inclusão digital, enfatizando os aspectos de sustentabilidade ambiental e educação. Precisamos reavaliar o conceito de inclusão digital daquelas comunidades, levando em conta a nova realidade e o amplo acesso das pessoas à tecnologia”.

São Carlos já conta com 3 postos do Acessa SP: no PoupaTempo, na Biblioteca Municipal e no Restaurante Bom Prato. Na Moção de Apelo, Paraná solicita ainda uma melhor divulgação desses serviços públicos e a implantação do programa Acessinha, que é voltado ao público infantil. “Com o apoio dos monitores, este público tem acesso a aplicativos, vídeos, textos e jogos disponíveis em computadores, tablets, celulares e videogames. O programa Acesssinha já existe em várias cidades do Estado e pode perfeitamente ser implantado em nossa cidade também”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário