RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi condenado a 15 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa no âmbito da operação Lava Jato, informou a Justiça Federal do Paraná nesta segunda-feira.
Na mesma ação penal, o juiz Sérgio Moro decretou pena de 20 anos e 8 meses de detenção para o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque pelos mesmos crimes.
Duque e Vaccari foram acusados pelo Ministério Público Federal de envolvimento em esquema bilionário de pagamento de propinas em licitações para obras da estatal.
Segundo a denúncia, Vaccari intermediou repasses de 4,2 milhões de reais para o PT por meio do esquema de desvio de recursos da estatal. Duque, por sua vez, foi acusado de receber mais de 36 milhões de reais em propina.
"Entende este Juízo que a associação criminosa em questão perdurou pelo menos até a saída de Renato Duque da diretoria de Serviços da Petrobras, em abril de 2012, tendo havido pagamento de propina no mês imediatamente anterior", disse Moro na sentença divulgada pela Justiça Federal.
Também foram condenados, entre outros envolvidos, o ex-gerente da estatal Pedro Barusco e o doleiro Alberto Yousseff, que fizeram acordo de delação premiada com a Justiça e terão penas definidas nos acordos fechados com a força-tarefa da Lava Jato.
O presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nota no início da noite desta segunda-feira, em defesa do ex-tesoureiro petista, a quem chama de "companheiro", e mostra confiança na revisão da sentença por instâncias superiores da Justiça.
"O Partido dos Trabalhadores considera um equívoco a condenação, sem provas, do companheiro João Vaccari Neto. E reafirma sua confiança na reforma da injusta sentença em um novo julgamento nas instâncias superiores do Judiciário", afirmou em nota.

O presidente do PT disse que a decisão judicial foi baseada "exclusivamente em delações premiadas, sem qualquer prova material" e "ainda tentou criminalizar o PT ao insinuar que as contribuições para o partido, todas legais e declaradas ao TSE, constituem-se em doações ilícitas.

0 comentários:

Postar um comentário