O vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), presidente da Comissão de Urbanização da Câmara Municipal, informou que tem visitado bairros onde os moradores apontam muitos problemas de saneamento básico provocados pela deficiência do atendimento prestado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Freire vem produzindo fotos e vídeos dos locais mais afetados e além de publicar na internet, documenta as proposições que apresenta na Câmara Municipal, buscando as providências necessárias.

Vários dos locais visitados pelo parlamentar já haviam sido alvo de requerimentos encaminhados por ele à Prefeitura nos últimos 18 meses. Nas vistorias que realiza nos bairros, ele depara com esgoto céu aberto, despejo de esgoto em galerias de águas pluviais, nos córregos e mananciais da cidade.

“Em diversos pontos da Cidade Aracy o córrego Água Quente infelizmente já está morto e em parte do Aracy II e Antenor Garcia o córrego Água Fria recebe esgoto não tratado desses bairros e também do Jardim Zavaglia”, afirma. “Em toda aquela região não há esgoto tratado, embora existam duas subestações que começaram a ser construídas e as obras estão paradas. Já foram gastos quase R$ 2 milhões nestas subestações que eram para ser entregues no ano passado, mas até hoje o esgoto continua a ser jogado na mata e nos córregos, atrás de escolas, em meio às casas naquela populosa região da cidade”.

VAZAMENTOS RETORNAM - Freire observa que “existem vazamentos de água por toda a cidade. Em alguns locais o conserto foi realizado há pouco tempo, mas os problemas retornaram”. “O trabalho mal feito pelo SAAE está longe de resolver o problema, pois  ao tapar os buracos não compactam de acordo com o contrato, o terreno cede e surge um novo vazamento”. Recentemente, o parlamentar filmou dez locais onde os vazamentos de água não foram consertados. No bairro Jardim Ipanema há um vazamento que persiste há mais de 90 dias. Segundo afirma, em toda a cidade mais de 90% dos problemas dessa ordem ocorrem em locais onde o reparo já foi realizado anteriormente.

Em requerimento apresentado na Câmara Municipal o vereador solicitou urgência no reparo de vazamentos por toda a cidade e apontou locais que há mais de quatro semanas esperam pelo serviço. Freire também elaborou proposição no Legislativo questionando a qualidade do serviço de tapa buracos e já recebeu documentação sobre o assunto. “Estou analisando e tenho visto muitas coisas confusas e suspeitas, que poderão ser alvos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, informou.

0 comentários:

Postar um comentário