A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (13), moção de autoria do vereador Idelso Paraná (PHS), que manifesta apelo à Prefeitura para que estabeleça com urgência, convênio como governo federal por meio do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para viabilizar as obras de rede de distribuição de água e obras e serviços de reparos nas estradas internas do assentamento Nova São Carlos. Na discussão do documento em plenário, além de Paraná se pronunciaram Equimarcílias Freire (PMDB), Lineu Navarro (PT), Roselei Françoso (Rede), Ronaldo Lopes (PT), Aparecido Donizetti Penha (PPS) e Walcinyr Bragatto (PV).

O vereador aponta a “a situação de calamidade que se encontra o assentamento, em virtude da demora na instalação e interligação interna de cinco poços artesianos que foram construídos há mais de três anos”. No assentamento moram cerca de 82 famílias e diariamente circulam pelo local mais de 500 pessoas,incluindo crianças, idosos, deficientes físicos e gestantes.
“A água é essencial a saúde de qualquer ser humano, e  em virtude da demora das obras, vêm ocorrendo muitos conflitos no assentamento, conflitos que podem contribuir para que ocorra uma tragédia entre os próprios assentados e acampados”, acrescenta.

Paraná também observa que declarações de autoridades do município “não condizem com a real situação em referencia ao fornecimento de água no assentamento Nova São Carlos pela municipalidade”. Ao formular a moção ao Executivo, o parlamentar alertou que a Prefeitura tem prazo máximo até 1º. de dezembro próximo para enviar o projeto para o governo federal e receber os valores que iram viabilizar a instalação e interligação da rede de água.


TRIBUNA LIVRE – Durante a discussão e aprovação do documento na sessão da Câmara, integrantes do Assentamento Nova São Carlos (foto) acompanharam os pronunciamentos dos vereadores. No expediente da “Tribuna Livre” a Câmara recebeu representantes do Assentamento que reclamaram do tratamento dado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) às suas reivindicações. Sra.Iraci, representante dos assentados, solicitou apoio dos vereadores para solucionar os problemas que vêm enfrentando pela falta de regularização do abastecimento de água.

0 comentários:

Postar um comentário