Ditinho Matheus -Hidetoshi Ebisu- Jiro Takamoto-Toshihiko Yamamoto.
O vereador Ditinho Matheus (PMDB) esteve em visita ao Consulado Geral do Japão em São Paulo nesta quarta-feira (7), sendo recebido em audiência pelo cônsul do Departamento de Economia, Hidetoshi Ebisu, e pelo cônsul de Assuntos Políticos e Gerais, Jiro Takamoto, que estavam acompanhados do assessor especial Toshihiko Yamamoto. Em pauta, a possibilidade de apoio da representação consular a projeto para criação da Casa Dia de atendimento ao idoso, aproximação com universidades locais e estabelecimento de relação de co-irmandade entre São Carlos e uma localidade japonesa.

Ditinho transmitiu às autoridades consulares, dados sobre o município de São Carlos e detalhou o projeto de criação de um núcleo de atenção aos idosos que propõe desde 2009 quando assumiu o primeiro mandato na Câmara Municipal. Segundo ele, um projeto piloto poderia ser implantado em cooperação com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) com envolvimento de diversos departamentos da instituição (como os de medicina, enfermagem, gerontologia, fisioterapia e terapia ocupacional e educação física). A proposta, voltada a pessoas carentes de uma faixa etária avançada que necessitam de cuidados, visa criar estabelecimento onde os familiares poderão deixar o idoso pela manhã, horário que saem para trabalhar e buscá-lo no final da tarde. Dessa forma o idoso ficaria em local seguro aos cuidados de pessoal especializado e voltaria ao convívio da família à noite.

INOVAÇÃO - O cônsul Hidetoshi Ebisu  considerou que se trata de uma ideia “muito boa para a sociedade” e, tendo em vista o caráter inovador da iniciativa na atenção aos idosos na cidade, observou que seria “um primeiro passo”.

Sobre o tema, Ditinho comentou ainda sobre a efetividade da Universidade da Terceira Idade (Uati), informou-se a respeito do enfoque da política de atenção aos idosos no Japão e afirmou que no Brasil, avanços podem ser buscados por meio de parcerias.

O governo japonês oferece um programa de assistência econômica a projetos concebidos para atender às diversas necessidades dos países em desenvolvimento. Introduzido no Brasil em 1999, o programa conhecido como “Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC)”, oferece apoio a projetos propostos por vários organismos, como organizações não-governamentais (ONGs) e governos locais.

Ditinho também conversou a respeito de cooperação da representação consular com universidades locais por meio de programas culturais e solicitou a possibilidade de realização de um workshop em São Carlos por uma equipe do consulado.

AMIZADE - Hidetoshi Ebisu anotou as informações oferecidas pelo vereador – que o presenteou com exemplares dos livros “A Presença Japonesa em São Carlos” e “São Carlos de Todos os Povos”,  editados pela Fundação Pro Memória  por ocasião dos 150 anos de São Carlos. 

O cônsul informou que as propostas serão estudadas, assim como a viabilidade de estabelecer irmanamento com uma cidade japonesa. Ele se declarou agradecido e honrado com a visita e a intenção de estabelecer parceria e cooperação com o Japão, no ano em que o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão completa 120 anos. Na prática, o Tratado marcou o início de relações diplomáticas entre os dois países e favoreceu a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em 1908.

“Ter amigos é muito bom. O Brasil é um país com muito potencial e o Japão sabe disso e dá força”, afirmou. Ebisu disse que irá se empenhar junto a outras instâncias do Consulado para encaminhar o que foi discutido com o vereador. Também o cônsul Jiro Takamoto manifestou-se nesse sentido.

“A visita foi importante, não só pela receptividade do Consulado como pelas possibilidades que se abrem”, afirmou Ditinho Matheus. Ele destacou a viabilidade de estabelecer acordo de co-irmandade entre municípios, convênios com universidades e de obtenção de apoio à proposta da Casa Dia do Idoso – dentro de programas em nível do Consulado para projetos de desenvolvimento em nível comunitário. 
“Foi importante transmitir dados sobre a nossa cidade e abrir a perspectiva para que autoridades do governo japonês conheçam o potencial de São Carlos. É um espaço que se abre”, concluiu.





Vereador defende criação de Casa Dia desde 2009

Desde 2009 o vereador Ditinho Matheus (PMDB) vem se dedicando a colher informações em cidades onde já existem programas semelhantes à proposta da “Casa Dia do Idoso verificando  as condições necessárias para a implementação de projeto em São Carlos.Para a efetivação da medida, considera importante a participação da universidade e da busca de apoio de instituições diversas em cooperação com o município.

Em 2013, ao iniciar o segundo mandato, Ditinho reafirmou a necessidade desse tipo de atendimento aos idosos. “É importantíssimo cuidarmos para que nossos idosos tenham um envelhecimento saudável e São Carlos não pode ficar para trás nessas questões”.

O vereador foi autor da lei municipal que instituiu o PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria -, que visa promover condições institucionais propícias ao planejamento para essa nova fase da vida dos trabalhadores, garantindo uma transição prazerosa. “Precisamos criar condições para que a terceira idade tenha um envelhecimento ativo”, ressaltou. 

O perfil de idade da população brasileira vem apresentando significativas mudanças ao longo das últimas décadas. Se nos anos 60 e 70 éramos um país de jovens, no início do século 21 somos um país com 15 milhões de idosos e em 2020 este número deve superar a casa dos 30 milhões (13%do total). As razões para este “envelhecimento da população” são inúmeras, mas a principal é o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, hoje superior a 70 anos. “Entre os desafios apresentados para este novo perfil da sociedade brasileira está a questão da qualidade de vida desta parcela importante da população”, afirma Ditinho.

0 comentários:

Postar um comentário