O vereador Ditinho Matheus (PMDB) - foto - protocolou nesta terça-feira (10) uma indicação ao prefeito Paulo Altomani sugerindo que seja feito estudo para implantação de um Centro de Equoterapia para atendimento de pacientes com necessidades especiais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.


No documento, Ditinho aponta os efeitos benéficos da equoterapia como método terapêutico para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. “Após vários estudos percebeu-se que o contato com o animal vai além do físico, cria uma relação de amizade, de confiança, de bem estar, de reflexo das emoções, das ações com espontaneidade, despertando, apesar de todos os obstáculos, a alegria de viver”, observa.


Também ressalta que a técnica  proporciona ao praticante benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais: “A equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, melhorar sua autoestima, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de comportamento como ajudar e ser ajudado, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as próprias limitações e as limitações do outro”.



No último dia 26 de outubro, Ditinho Matheus esteve em visita ao Centro de Equoterapia de Rio Claro, colhendo informações sobre o funcionamento daquela unidade. Segundo ele, é importante que em São Carlos o governo municipal demonstre interesse em implantar a equoterapia na rede SUS para fortalecer a reabilitação de pacientes no município. O secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, que também esteve em Rio Claro, destacou na ocasião a importância de oferecer a equoterapia como  tratamento alternativo de reabilitação para os pacientes.

0 comentários:

Postar um comentário