Foi aprovada na Câmara Municipal moção de apelo para que
sejam feitos estudos para a transposição da linha férrea e para a mudança do
traçado da rodovia Washington Luis (SP-310). O documento, proposto pelo
vereador Antonio Carlos Catharino (PTB) e aprovado em plenário no último dia 8,
recebeu apoio e assinatura de todos os vereadores.
A moção é endereçada ao governador do Estado, Geraldo
Alckmin; à Secretaria Estadual de Logística e Transportes; ao Ministro das
Cidades, Gilberto Kassab; ao Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT); ao prefeito municipal, Paulo Altomani; bem como ao deputado
estadual Airton Garcia e ao deputado federal Lobbe Neto.
O remanejamento dos trilhos da antiga Fepasa para fora da
cidade, uma das proposições do documento, é uma medida imprescindível para a
melhoria da mobilidade urbana em São Carlos, apontam os vereadores. A obra se
insere na perspectiva de evitar acidentes, corrigir falhas e ao mesmo tempo antecipar
necessidades futuras (como a reimplantação do transporte ferroviário de
passageiros).
“A passagem desta linha férrea significa hoje um obstáculo
físico ao desenvolvimento de nossa cidade, causando transtornos ao trânsito de
veículos e obstaculizando a construção de novas vias de acesso, inclusive à
área central da cidade”, argumentou o vereador Catharino.
A moção destaca que a mudança do contorno da linha férrea,
além de atender às aspirações de toda população – que se livra do desconforto e
dos riscos inerentes à circulação de linhas ferroviárias em zonas de alta
densidade populacional –, também irá ao encontro dos interesses da
Administração Pública e beneficiará o sistema viário urbano e seus usuários.
WASHINGTON LUIS - Igualmente na direção do planejamento da
expansão da cidade, o documento solicita que seja retomado o estudo para a
mudança do traçado da rodovia Washington Luis para que ela contorne o perímetro
urbano. Com essa nova formulação, as vias atuais da SP-310 passariam a servir
como uma grande avenida perimetral, que seria não só um diferencial ao
crescimento ordenado e seguro da cidade, mas também um grande avanço à questão
da mobilidade urbana.
A moção ressalta que o projeto de alteração da rodovia já
existiu na década de 1970, quando houve a duplicação da Washington Luis. Na
época, foi proposto que a rodovia estadual contornasse o perímetro urbano desde
o km 222 (proximidades do Posto Castelo) até a divisa com o município de Ibaté
(imediações do Posto Nossa Senhora de Fátima). Tal estudo, de acordo com o
documento proposto pelos vereadores, teve sua concepção e viabilidade técnica
analisada na época pela empresa que prestava serviços ao Departamento de
Estradas de Rodagem (DER), a Figueiredo Ferraz Engenharia, de São Paulo.
Com o passar dos anos, a mudança tornou-se ainda mais
necessária, tendo em vista o vertiginoso crescimento da zona urbana de São
Carlos. Catharino ressalta que a cidade avançou para além da Washington Luis,
concentrando bairros populosos, com quase 40% da população da cidade vivendo
nas proximidades dessa movimentada rodovia e com perspectivas de crescimento
ainda maior. Os inconvenientes desse fato são muitos, podendo-se destacar as
inúmeras mortes ocorridas pelas colisões e atropelamentos.
“Desde a realização destes estudos até hoje, São Carlos
passou de 100 mil para mais de 241 mil habitantes, sendo hoje uma cidade que
apresenta uma nova realidade, necessitando de um projeto rodoviário integrado
que atenda, sobretudo, à segurança do tráfego, dado aos milhares de veículos
que ‘atravessam’ a cidade diariamente por esta perigosíssima rodovia”,
ressaltou Catharino.
Devido à grande concentração populacional próxima à rodovia,
esta acabou ganhando o status de grande avenida. O documento aponta que hoje a
SP-310 funciona como uma marginal, ligando a zona norte da cidade à
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a bairros existentes na zona
leste e sul, como Jockey Clube, Jardim Araucária, Parque Delta, Samambaia
Residencial, Condomínio Damha, Jardim Santa Maria, Belvedere, São Carlos VIII,
Parque Primavera, Américo Alves Margarido, Maria Stela Fagá, Jardim Tangará,
Itamarati, Jardim Munique, São Rafael, Douradinho, Timburis, Jardim De Cresci,
Novo Horizonte, Jardim Maracanã, entre outros.
Os vereadores destacaram a importância das proposições e
afirmaram que ambas as demandas – transposição da Linha Férrea e mudança do
traçado da rodovia Washington Luis – são medidas historicamente aguardadas e
que possuem direta relação com o necessário avanço da estrutura urbana de São
Carlos e o ordenamento de sua expansão acelerada.
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