O vereador Roselei Françoso (Rede) - foto - protocolou, nesta segunda-feira (14) na Câmara Municipal, uma moção de apelo à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para que seja regularizado o fornecimento dos medicamentos de alto custo para os pacientes usuários da Rede Pública de Saúde de São Carlos. O fornecimento é feito pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III, localizado em Araraquara) e o pedido do parlamentar tem a finalidade de garantir no município o atendimento e a prestação adequada dos serviços de assistência farmacêutica.

Atualmente, segundo Roselei, muitos usuários sofrem com a interrupção de tratamentos por falta de medicação. Em contato junto ao DRS III, pacientes informaram ao vereador que, de fato, os medicamentos estão em falta, tendo em vista que o governo do Estado não os está fornecendo.

“A falta de medicamentos nas farmácias municipais encontra-se em nível alarmante. Essa situação perdura há dias, gerando iminente risco à vida e à saúde dos usuários. O abastecimento desses medicamentos deve ser urgentemente regularizado, visando à garantia da eficiência e continuidade dos serviços de assistência farmacêutica municipal e estadual”, afirmou o vereador.


Roselei ressaltou ainda que os medicamentos compõem parte importante dos cuidados em saúde, pois além de salvarem vidas, auxiliam na prevenção de epidemias e doenças. “Os medicamentos de dispensação excepcional são, geralmente, de uso contínuo e de alto custo. São usados no tratamento de doenças crônicas e raras, e dispensados em farmácias específicas para este fim. Por isso é tão importante que seja regularmente distribuído pelo governo do Estado à rede municipal”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário