O vereador Maurício Ortega (PSDB) - foto - protocolou na Câmara Municipal nesta quinta-feira (12), requerimento à Prefeitura para que, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito estabeleça o funcionamento da sinalização de semáforos do município em sistema de alerta diariamente entre 0h e 5h. Nesse período os dispositivos devem permanecer com a luz amarela piscando intermitentemente, com objetivo de diminuir os riscos a que estão expostos os condutores de veículos no tocante à segurança pública durante a madrugada.


Em várias cidades este modelo de operação já existe. Na capital paulista, a medida foi implantada por meio de lei municipal em 2002.


Na justificativa do requerimento, Ortega aponta o risco de assaltos a motoristas, a facilidade que os infratores têm para abordar carros e motos muitas vezes sem chance de defesa por parte da vítima, e ainda a falta de efetivo policial para a segurança em certos pontos da cidade. Entre os fatores do crescimento da criminalidade o vereador cita o  alto índice de uso e tráfico de entorpecentes e de bebidas alcoólicas por jovens, adolescentes e adultos.


“Os motoristas, com medo de assaltos, atravessam o sinal vermelho, cometendo infração de trânsito e sendo multados pelos radares instalados nos cruzamentos com semáforos”, observa.


Ortega informa que  motoristas solicitaram sua interferência  junto ao Poder Executivo para que os semáforos instalados em São Carlos passem a operar de forma intermitente no período noturno. Nesse sentido, propõe que as vias públicas recebam sinalização adequada informando os motoristas. O parlamentar pergunta quando a providência poderá ser adotada e, em caso negativo, solicita uma justificativa do Executivo.

0 comentários:

Postar um comentário