A Embrapa Instrumentação (São Carlos - SP) vai apresentar na 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) uma série soluções tecnológicas simples e acessíveis, como sistemas de baixo custo para irrigação, saneamento básico rural e aparelho de ultrassom para detecção precoce em bovinos e equinos.
Para irrigação, a novidade é um irrigador solar automático que não usa eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados. Desenvolvido pelo físico Washington Luiz de Barros Melo, o equipamento poderá ajudar de pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Para isso, utiliza um princípio simples da termodinâmica, a de que o ar se expande quando aquecido.

As vantagens do irrigador caseiro são várias, conforme enumera Melo. Trata-se de um sistema automático sem fotocélulas e que não demanda eletricidade, pois depende somente da luz solar, o que torna sua operação extremamente econômica. Ele promove também economia de água, pois utiliza o método de gotejamento para irrigar evitando desperdício do recurso.
“Além disso, é possível construí-lo com objetos que seriam jogados no lixo, como garrafas e recipientes de plástico, metal ou vidro, o custo gira em torno de R$ 20,00”, lembra o especialista.
As instruções para a montagem podem ser acessadas no portal da Embrapa Instrumentação:

0 comentários:

Postar um comentário