No dia 18 de maio de 2016, o Vereador Ronaldo Lopes (PT) protocolou no Ministério Público uma denúncia sobre o descarte irregular de lâmpadas, feito pela Prefeitura Municipal. Por mais abominável que seja, a Prefeitura deixava as lâmpadas em local aberto, no meio da cidade, deixando o mercúrio das lâmpadas descartadas em contato direto com o solo, de forma a propiciar contaminações. 
Antes mesmo que o Ministério Público pudesse investigar o caso, o Prefeito Municipal concedeu uma entrevista ao apresentador Carlinhos Lima, na rádio Clube AM, em que disse que já havia regularizado a situação das lâmpadas e que esse não era mais um problema a ser
resolvido. 

Porém, o que era apenas um armazenamento irregular, caracterizou-se num crime ambiental. Ao invés de contratar uma empresa especializada para realizar o descarte das lâmpadas, sem prejudicar o meio ambiente, o Prefeito Municipal mandou que as enterrassem dentro do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, ao lado do antigo prédio do Instituto Médico Legal (IML). 
Sabendo disso, o Vereador Ronaldo Lopes acionou o Ministério Público para que o mesmo pudesse verificar com urgência se o fato procedia ou não. Porém, na tarde de ontem (16), a Prefeitura retirou as lâmpadas enterradas e transportou todo o material para um terreno dentro da Garagem Municipal. Ou seja, além da Prefeitura cometer um crime ambiental, tentou obstruir as provas.
Hoje (17), tendo ciência de todos os fatos, o Vereador Ronaldo Lopes acionou a Polícia Militar, além da Polícia Científica e da Promotoria Pública para que fossem colhidas provas nos locais do crime e um boletim de ocorrência foi feito. Provavelmente, em pouco tempo, o responsável pela administração municipal será declarado culpado por este crime.
“A emenda ficou pior que o soneto”
Foram somados, ao menos, três crimes ambientais, que serão comprovados e certificados com os laudos e pareceres dos responsáveis pela investigação, já que a perícia encontrou na Garagem Municipal os mesmos materiais colhidos dentro do Cemitério Nossa Senhora do Carmo – lâmpadas e plástico.

0 comentários:

Postar um comentário