Talvez fosse uma noite de sábado ou domingo.  A ápoca era, exatamente,  a que vivemos agora, festas juninas. Acredito que é a primeira lembrança que tenho sobre alguma coisa ligada a religião, deveria ter uns 4 ou 5 anos de idade. O que lembro é do número cinco. Sim o número cinco que ficou marcado para mim até hoje.  Alguém gritou cinco ! e lembro da alegria de Dona Maria e seu Raimundo com a sorte do irmão Luiz; ganhamos um garrafão de vinho, Sangue de Boi, na Igreja do Jardim D` Abril, uma região do  bairro que chamávamos de Cruzeiro.
 O Cruzeiro ficava no final da Av Prestes maia, Osasco, aquela época ainda um bairro da capital paulista.
La no mesmo bairro, Cruzeiro, um ou dois quarteirões da Igreja onde ganhamos o vinho, morava dona Maria do seu Miguel, crente. Dona Maria e seu miguel tinham dois filhos, por enquanto, o Cido  e a Neide, ah ! Neide da dona Maria, pois estava na moda nos anos 60 batizar as meninas de Neide, Maria  então nem se fala, meu avô teve 7.
Em nossa família tinhas pelos menos umas três ou quatro Neides. Fui crescendo e nós, Humberto, José e  Luiz Bezerra, o sortudoaté hoje, íamos a uma outra Igreja, mais próxima de casa, Nossa Senhora Aparecida, fazer o catecismo; então éramos católicos ?, acho que assim.
 Nossa mãe e pai não tinham nada contra  o fato de Dona Maria, do seu Miguel ,ser crente, sempre foram amigas, mas no fundo, no fundo sei  que batia um pequeno preconceito, velado é claro .
Ah ! um dia apareceu um rapaz, já criado, na casa da Dona Maria do seu Miguel, dizia que era irmão,  tinha gente que jurava de pés juntos ser um filho, fora do casamento que chegou da Bahia.

Naquela  época diziam que haviam duas Bíblias, uma católica e outra crente, em casa, mesmo os pais não sabendo ler, tinha uma "católica".Diziam, também, que os crentes quebram os santos, não acreditavam em imagem. Dona Maria sempre ia a nossa casa e nunca quebrou nenhum, dos tantos que nossa mãe tinha.
Bem, infelizmente ou felizmente crescemos. Humberto e o José nos deixaram, muito cedo diga-se de passagem. O Pai também foi embora, choro até hoje.
Lá pelo início dos anos 70 começaram a aparecer algumas pessoas com envelopes de oração nas mãos, e realmente levavam muito a sério a compra da felicidade e prosperidade. Botavam dinheiro e levavam até um bairro, que, por questões de não  identificar, não vou declarar, o leitor na hora saberia qual a "igreja".
O tempo foi assando e novas "igrejas" e novas fórmulas de comercializar a fé foram aparecendo e ao mesmo tempo assassinos, prostitutas, ladrões, drogados foram se transformando em" homens de deus" ( aqui tem que ser minúsculo mesmo, questão de foro íntimo).
As pessoas  "salvas" , algumas até estão pregando a "palavra", mudaram de vida, estão  ricas. Algumas, vejo pela TV que  estavam devendo na praça um valor  que se demora   alguns anos, de trabalho, para juntar , sem casa para morar, sequer dinheiro para o circular e em pouco tempo dão testemunho diante de câmeras e microfones ,possuir   casas, apartamentos, carrões, etc. Sorte delas. Preciso repensar a minha  fé.

Conheço e já participei de oficio religioso ,não Católico, tem uma série de Igrejas tradicionais e outras que merecem o maior respeito e admiração da minha parte.

Me lembro, certa vez, um  pregador falava sobre a reforma do Templo e pedia a colaboração dos fiéis, sem valor declarado,  disse o seguinte "Não fique pensando  que se você colaborar com  20 reais  Deus vai lhe devolver  40, esqueça . Deus não da dinheiro para ninguém". Confesso que chorei no culto.
Hoje estamos vivendo o  momento da Bíblia " sebosa". Sim !  chega a me enojar. Tudo quanto é  suvaco-( axília) tem uma Bíblia. E alguns querem usa-la até  contra opção sexual, o milagre da mutação. 
Alguns ex-gays tentam, de toda forma, nos convencer que foram curados. Curados de que, a homosexualidade não é uma doença.  Acredito até na cura da AIDS,  porque ela sim é uma doença adquirida e não opção de vida. Moramos em um País democrático.

Me causa espanto, um País Laico, discutir questões religiosas em casas de leis, Câmara Federal, Senado, Assembleias  Legislativas e Câmaras Municipais.  O livro certo e que deve ser conhecido e discutido, pelos parlamentares,  é o da CONSTITUIÇÃO,  a Bíblia e para ser estuda em casa, na Missa, no Culto ;  sequer nas escolas.

Os mesmos suvacos que  "ensebam" a Bíblia  estão  exatamente abaixo do braço, que vai até o antebraço e que chega até a  mão que recebe  propinas, aperta outras quando se exige do executivo cargos de confiança, para seus penduricalhos e balangandãs.  Então senhores e senhoras da política brasileira, que tal deixar Deus fora da patifaria, do nojento tipo de política feita no Brasil ?. Indico uma boa leitura para que os senhores e senhoras possam, realmente, mostrar ao eleitor sofrido e enganado o que podem fazer por ele... A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, já ouviram falar ?

1 comentários:

  1. Infelizmente hoje as religiões estão comercializando a fé dos fieis,onde exigem dinheiro para ganhar salvação,inventam muitos atos que são inexistentes dentro de qualquer culto.E acabam também por sua vez levando seus fieis a produzir atos insanos de descriminação contra outras religiões,principalmente com a de matriz africana que é o candomblé.
    Se não bastasse, eles agora influenciam na política tambem promovendo pastores e fieis.Eu sendo um sacerdote de Candomblé,religião qual se for analizar e seguir corretamente é a pioneira,pois o berço da terra é a África,e de la se expandiu,no Brasil começou a ser cultuada pelos negros que foram escravizados,sendo assim teve início seu culto aqui no país,pois é a única religião de matriz africana.Não tenho preconceito e nem nada contra a igreja católica ,que por sua vez também é uma religião antiga,nada contra também a umbanda que tem pouco mais de 100 anos e é brasileira,o kardecismo,e ate mesmo a igreja evangélica pois todos existe um só Deus com denominações diferentes.Fico decepcionado em ver o que esta se tornando hoje,mas sendo porta voz da religião que é mais atacada e discriminada e sem apoio aqui no estado de Sao Paulo o que nos resta é seguir nossa cultura e zelar por nossas casas e nossos filhos e não deixar o que resta de puro e verdadeiro da única descendência africana ir para o ralo como a maioria deseja.Grande Abraço a você e sua equipe de jornalismo.Pai Fabio de Oxalá e Mãe Rose de Oxun representante da ALASE IBA KEJI LEMBA (Igreja Mundial de Culto a Oxala)Candomblé de nação Keto filhos do saudoso Pai Walter de Logun ede descendentes do Axé Gantois.

    ResponderExcluir